Qual o Problema em Estar Sob Influência de um Arquétipo?



Muita pessoas podem achar que o assunto arquétipo é uma abstração, uma filosofia, uma “viagem”...mas elas estão enganadas.


Os arquétipos são presentes divinos que nós recebemos desde o momento em que nascemos para guiar nossas vidas. Mas qual é o grande problema?


É realmente aceitar que existem guias, seres, forças conscientes nos apontando o caminho. Estimulando-nos de forma inconsciente a sermos o melhor que pudermos ser.


Para o ser humano arrogante, que acha que pode e sabe tudo ou que não precisa de ajuda, para aquele que entende que qualquer ideia de uma influência sobre ele é algo inadmissível - pois se julga um ser livre -, para tais pessoas o assunto arquétipos é realmente um espinho.


Em nossa civilização atual, aprendemos a conviver com a ideia de que você cria a sua vida sozinho, faz e acontece. Você tem livre-arbítrio, mas isso tudo é muito relativo.


No meu entender, o único livre-arbítrio que o ser humano possui é em relação ao seu ego - de aceitar esta influência ou não. Se ele aceita, tudo fica bem, qual o problema de admitir estar sob influência de forças divinas que lhe trazem preciosas informações (as virtudes de cada um dos arquétipos)?


Será que você sabe que sua mente inconsciente é quem comanda suas ações?


95% de sua mente é inconsciente e é esta parte que determina suas ações, através de suas programações, medos, tabus, traumas, talentos. Portanto, que livre-arbítrio é esse, que corresponde somente aos 5% restantes?





As Influências com as quais Temos Contato


Nós pensamos, tolamente, que somos seres completamente prontos. Que não devemos aceitar nenhuma influência de fora ou de dentro de nossa mente, mas somos seres que vivem nas redes sociais sendo influenciados por pessoas de todos os tipos culturais, formações educacionais, filmes e séries.


Nossa vida é um baú de influências, desde que nascemos.


Nossos pais, nossos professores, pessoas religiosas com as quais temos contato, a mídia, aquilo que lemos e colocamos para dentro...tudo isso é influência.


E nem sempre essas influências são boas e lhe fazem crescer. Muitas vezes, sim...outras, não. Isso depende de cada um.


Mas por que não aceitar que somos influenciados, desde o nosso nascimento, por consciências que querem o nosso bem?


A razão é simples: medo! Medo de ser dominado(a) - como se já não fôssemos.


O medo tem sido imposto e fomentado a todo instante, e o homem e a mulher são altamente tocados por esse sentimento que vem de dentro de si e de fora. O medo interno, aquele com o qual nascemos e nos ajuda a sobreviver, é um medo bom que nos faz ter cautela.


Agora, o medo exagerado que causa pânico e que, através desse sentimento, é oferecida uma solução para resolver a causa, isso já pode ser considerado manipulação. É um sério problema.





A Forma para Sairmos dessa Onda de Medo


Muitas pessoas nos procuram com Síndrome do Pânico, depressão profunda, paralisadas pelo medo. Medos cultivados internamente, medos que provém de fatores externos...tudo isso somado tem feito muito mal a humanidade.


E só vejo uma saída: o conhecimento.


Todo o nosso sofrimento (não digo dor, pois é algo inevitável ao ser humano, é fisiológico e natural), mesmo aquele psicológico, é desnecessário. Podemos e devemos tratá-lo.


E qual é a razão de todo o sofrimento humano? Há somente uma, já conhecida e disseminada por grandes mestres indianos, a ignorância.


A palavra “ignorância” se transformou em algo que não simboliza o que ela realmente quer dizer, foi deturpada e hoje serve como forma de xingamento. Ignorância nada mais é do que a deficiência de um conhecimento sobre algo, somente isso.


Além disso, essa palavra nos lembra que realmente desconhecemos a maior parte das coisas. Desconhecemos a nós mesmos, como a realidade funciona, como o outro funciona…


O homem é ignorância, mas isso pode ser sanado com o conhecimento - o antídoto para a ignorância.


Conhecimento sobre tudo, mas a começar pelo conhecimento sobre si mesmo(a) - quem você é, como você funciona, porque você reage de certa maneira, que influência tem sobre seus comportamentos, os resultados que você tem obtido em sua vida.


As pessoas não pensam como você e é exatamente por isso que elas culpam os outros, o lado de fora, pelo caos que se instala em suas vidas.


Para resolver qualquer situação caótica e sair dos problemas que parecem não ter fim, tendo assim uma vida digna e que realmente valha a pena, é necessário construir uma vida com base no conhecimento.


Saia da negação (um mecanismo de proteção psicológico), pois esse é um estado constante no qual vivemos em relação à quem nós somos. Identificamo-nos com o ego, essa história pessoal, com o que fazemos e acreditamos.





Reflexão



As nossas crenças, nossa visão de mundo e a identificação com uma história pessoal nos rouba uma vida magnífica - que só nasce do reconhecimento de quem realmente nós somos.


Uma Essência viajante, tendo experiências, influenciando e sendo influenciada. E as influência mais positivas que nós sofremos são os arquétipos.


Faça as suas reflexões em cima do que foi lhe mostrado aqui e aplique tais ensinamentos em sua vida.


Vamos em frente, fazendo diferente.


Quando a nossa consciência se expande, nada de externo nos tirará do eixo e nada nos rouba o que temos de mais precioso: a nossa liberdade.


Para lhe ajudar a se compreender com maior profundidade e intensidade, você pode realizar o Mapa Arquetípico®, um verdadeiro mapa que mostra o caminho para você viver, da melhor forma, o arquétipo que lhe rege.


Além de lhe mostrar os arquétipos de podem ser trabalhados de uma forma melhor, a luz e a sombra que você está projetando sobre o arquétipo, dentre diversas outras informações.


Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico


E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Dra. Mabel Cristina Dias

95 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110