PARTE 1: Você é um Cocriador Consciente da Realidade?



Esse é um assunto de extrema importância para todos os seres humanos: como podemos nos tornar cocriadores conscientes. Isto é, como podemos criar a cada instante uma nova realidade mais favorável para nós e, consequentemente, para o mundo ao nosso entorno.


Muitas pessoas reclamam que as suas vidas são difíceis e elas acabam acumulando uma série de problemas, como por exemplo falta de saúde, falta de dinheiro, relacionamentos tumultuados, problemas no trabalho, conflitos na comunidade a qual pertencem.


Elas acabam entrando em uma espiral negativa que lhes traz, ainda mais, situações complicadas.


Veremos ao longo deste artigo o porquê disso.





Sabe por que muitas pessoas são infelizes?


Elas são infelizes porque elas não tem o que querem. E por que elas não tem o que querem? É simples. Elas não sabem como funciona a realidade.


Só através do conhecimento nós podemos atingir o crescimento sustentado em todas as áreas da nossa vida. É claro que nós podemos ignorar esse fato e mesmo assim sobreviveremos por toda uma vida e, infelizmente, isso é o mais comum - a mera sobrevivência.


Quando nós resistimos ao conhecimento, por qualquer razão que seja, nós passamos a viver pelo método de tentativa e erro. Não que a experiência seja algo ruim, ela é uma forma de adquirirmos algum tipo de conhecimento. Mas no geral, ela resulta em perda de tempo, baixa produtividade e bastante sofrimento.


O conhecimento nos poupa muita dor. E existem vários ramos do conhecimento que nos mostram como tudo funciona, como funciona a natureza, o ser humano, o mundo manifesto e inclusive o mundo além das formas (o mundo invisível).





Trilhas do Conhecimento



No caminho do conhecimento existem algumas trilhas, como por exemplo a trilha da ciência que procura explicar como o mundo manifesto (como a natureza) se comporta; existe a filosofia que estuda, de uma forma racional, questões fundamentais relacionadas à existência do homem; existe a religião que trata da religação do homem com o divino.


E, além dessas, há uma importante trilha que nos aproxima ainda mais do conhecimento que é o autoconhecimento.


Autoconhecimento é o processo contínuo de você se descobrir como um ser integral, dotado de corpo, mente e Essência. É muito importante que cada vez mais pessoas saibam dessa realidade, que nós somos constituídos por:


  • um corpo físico: esse veículo biológico espetacular dotado de inteligência própria e capaz de curar a si mesmo. Ele é a interface que nos permite interagir com o ambiente, nos permite expressar o nossos talentos e lapidar as nossas dificuldades;

  • pela mente: um sistema inteligente capaz de pensar, imaginar, sentir, planejar e inclusive criar obras maravilhosas que enriquecem a vida de todos;

  • e, finalmente, a Essência: que é o fundamento de quem nós somos, a consciência que nos conecta com tudo e com todos, fonte de toda criatividade, amor, alegria e paz; o que nos motiva a evoluir a cada dia mais e nos dá o real propósito da nossa existência.


Se você quer crescer e evoluir, precisa buscar se conhecer. O autoconhecimento envolve uma auto-observação contínua, exige uma averiguação bem cuidadosa e delicada das nossas ações diárias, utilizando para isso todas as nossas capacidades que são inerentes a nós - nossos sentidos, nossos pensamentos, sentimentos e intuições.


Dessa forma, teremos uma visão de conjunto muito mais fiel de nós mesmos. A prática da atenção ao momento presente, isto é, viver no agora é fundamental para sairmos do nosso ego e permitir que o observador consciente (ou a nossa Essência) assuma o controle do nosso ser.


Através dessa prática você toma consciência do quanto é regido(a) pelos seus condicionamentos do passado e do quanto paga por isso. O autoconhecimento lhe devolve seu poder pessoal, ele permite que você se liberte da condição de vítima e comece a se responsabilizar de forma total por tudo que acontece com você - seja bom ou ruim.


Você passa de espectador a protagonista de sua própria vida.


Conhecer o mundo em você está inserido(a), conhecer a você mesmo(a), são passos muito importantes em direção ao crescimento, mas você precisa ir além. Sem conhecer a natureza da realidade e do processo de cocriação, você não chegará muito longe.


Este conhecimento depende da sua reconexão com o Todo, processo que chamamos de unificação. Esse é o diferencial para quem deseja uma evolução acelerada.





Sete Princípios de Criação da Realidade


Existem 7 princípios que nos mostram como funciona a realidade como nós podemos criar melhores versões da nossa realidade a cada instante.


Princípio 1: Existe apenas uma única consciência, chamada de Consciência Una.

Essa consciência se individualiza e se manifesta de diferentes formas, seja através de seres animados ou inanimados. Tudo tem consciência em diferentes graus, pois tudo que existe é consciência. De uma partícula subatômica à uma universo inteiro, tudo é consciente.


Princípio 2: A Consciência Una é uma onda infinita.

É uma onda eterna, onipresente, onisciente e onipotente. Ela está presente em tudo que existe, seja invisível ou não, e assim como nós essa onda encontra-se em permanente evolução.


Esse Todo consciente se expande e ele ganha informação através das nossas experiências, residindo aí a sua importância. Ele ordena e sustenta todos os universos através de energia e informação.


Princípio 3: Nós somos feitos de energia e informação.

Assim como tudo que existe, o que pensamos ser uma matéria rígida e imutável não passa de energia, uma energia condensada e moldada através de informação contida nela mesma.


Por exemplo, uma árvore é uma árvore e não um passarinho porque há uma informação que sustenta o tempo todo a energia da árvore e a sua forma, para que ela seja o tempo todo apenas uma árvore. Se nós mudássemos a informação dela, ela passaria a ser outra coisa.


Dessa forma, o que rege o universo não é algo denso e visível, como a matéria. E sim algo sutil e invisível, a Consciência.


Princípio 4: Dentre as infinitas possibilidades que a existência nos oferece, cada um de nós cria a própria realidade conforme os seus pensamentos e sentimentos dominantes.

Pensamentos e sentimentos são ondas com determinada frequência que podemos medir em hertz. A nossa realidade é resultado da vibração que emanamos para o universo, não do destino ou de circunstâncias alheias a nós.


Princípio 5: Somos cocriadores

Isto é, nós criamos não apenas pelo querer do nosso ego, mas pela vontade da nossa Essência - que é o aspecto mais amplo e sábio do nosso ser. Esse aspecto está alinhado ao Todo.


O Todo tem visão geral da realidade, ele sabe todas as peças do quebra-cabeça que compõe a realidade e sabe onde cada uma se encaixa melhor. Nós, como partes desse todo, não temos essa visão global.


Mas se nós estivermos alinhados com o Todo, as melhores opções irão se apresentar a cada instante na nossa frente.


Princípio 6: Nós colhemos, a todo instante, o resultado das nossas escolhas.

Quando as nossas escolhas são conscientes e alinhadas com a nossa Essência, a nossa vida acontece de uma forma bem fluida e próspera, isso é natural. Quando as escolhas são influenciadas por condicionamentos limitantes do nosso ego e do nosso inconsciente, os problemas vão se acumulando e a nossa vida se torna caótica.


Nós não somos vítimas impotentes, nós podemos escolher os melhores pensamentos, os melhores sentimentos, as melhores palavras e ações que vão nos aproximar do que nós desejamos experienciar.


Princípio 7: Nós podemos ser, ter e fazer qualquer coisa.

Respeitados alguns parâmetros relativos apenas ao nosso nível de consciência atual. A consciência cria a realidade, quanto mais expandida ela for maior o acesso à informação criativa do Todo, maior domínio sobre a energia e, consequentemente, maior domínio sobre a matéria.


Esse domínio da consciência expandida sobre a matéria é o que explica o que chamamos de milagre. O milagre parece um evento inexplicável e raro, apenas porque ainda não conhecemos e dominamos a nossa própria mente.


Perceba que todos os nosso problemas são apenas o resultado de nossa ignorância sobre o funcionamento da realidade. Nós podemos mudar as nossas vidas para melhor, basta que comecemos - por vontade própria - um processo de expansão da nossa consciência.





A Expansão da Consciência



As tradições de sabedoria do Oriente chamam de Iluminação ou Despertar esse processo que envolve o reconhecimento da nossa verdadeira natureza, que é espiritual e não material.


A matéria é uma ilusão, é apenas uma manifestação temporária de algo mais sutil e eterno, que é a consciência. Quando nós reconhecemos e aceitamos (que é o principal) os sete princípios citados acima e passamos a agir em coerência com eles, nos tornamos despertos ou iluminados.


A iluminação é simplesmente o reconhecer do verdadeiro eu, da consciência que está além do pensamento e além do nosso ego. A alegria, paz e abundância do ser só podem ser sentidas quando nós saímos da mente e dermos espaço para a nossa Essência se manifestar.


A Essência não pode ser conhecida pelo ego ou pelo intelecto. Ela precisa ser sentida, compreendida e vivenciada no agora. Entender o conceito é o primeiro passo, mas somente o sentir é o que nos aproxima do fluxo da vida.


O mais importante no caminho do despertar é aceitar que só existe uma única Consciência, e que ela se manifesta de diferentes maneiras. Nós somos todos um, essa é a verdade. Nós nunca estivemos totalmente desligados dessa Consciência global e Una, pois é impossível nos desligarmos de algo que somos em Essência.


Nós estamos dentro do Todo e não há como sair dele. Perdemos apenas uma parte dessa conexão, mas que é o suficiente para causar todos os tipos de dificuldades nos seres humanos.


Quando nós aprendemos a nos reconectar com essa Inteligência Cósmica e nos orientar por ela, somos beneficiados em todas as áreas de nossas vidas, isso é automático. Nós passamos a ter bem-estar físico, clareza mental, equilíbrio emocional, relacionamentos gratificantes, prosperidade financeira, e principalmente, paz de espírito.


Essa é chave para a verdadeira cura do homem e do planeta: a expansão da consciência.


Se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


E fique atento(a) que a parte 2 desse artigo virá com mais informações!


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias

124 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110