Para você, o que é o Sucesso?



Neste artigo trataremos de um assunto muito importante, mas também muito controverso: o sucesso.


Como eu posso ter sucesso? O que é sucesso? O que não é sucesso?


Mas antes de dar andamento, é necessário frisarmos que tudo é paradigma. Tudo é ponto de vista. A forma como enxergamos o mundo irá ditar como a nossa realidade irá se desenrolar. Por isso, as opiniões sobre o sucesso são tão controversas.


Por exemplo, vamos supor que exista uma pessoa que tenha muito dinheiro, muito conforto proporcionado por esse dinheiro, mas ela tem uma péssima relação com a sua família - ela se sente sozinha, não tem absolutamente ninguém para compartilhar o sabor da vida. Portanto, para essa pessoa em questão, sucesso seria justamente ter uma família unida, cheia de vida, de amor, de partilha.


Por outro lado, vamos supor que exista uma outra pessoa que tem uma família maravilhosa, unida, cheia de amor e alegria. Só que ela não tem dinheiro algum, tem muitos problemas em conseguir pagar suas contas, para comprar comida, para se sustentar. Uma pessoa com sérios problemas financeiros. Para essa segunda pessoa, sucesso seria ter dinheiro - para sair do sufoco e se realizar materialmente.


Veja que nesses exemplos dados, uma pessoa tem exatamente o que a outra precisa e considera sucesso. Mas sempre falta algo, sempre há alguma área da vida que poderia melhorar.





O que é o Sucesso, então?


Particularmente, não acredito que o sucesso (ou a falta dele) seja atingir algum ponto, conquistar algo, seja um relacionamento, uma família, alguma quantia em dinheiro, uma casa, um carro…


Não acredito que o sucesso seja uma conquista, mesmo porque quando marcamos algum objetivo como sucesso e atingirmos tal objetivo, acabou? Alcançamos o sucesso? Não há mais nada para ser feito?


É claro que é muito importante que tenhamos metas e que tenhamos os meios para atingi-las. Mas chamar qualquer uma delas de sucesso é simplesmente limitar essa constante incrível de nossas vidas.


O rapper Kamau diz algo muito bonito e coerente na letra de sua música Equilíbrio:


“Agradeço por poder escolher

E ofereço cada linha traçada

Ainda há muito trabalho a fazer

Porque sucesso é caminhada

E não a linha de chegada”


É exatamente assim que vejo o sucesso, como a caminhada e não como um fim ou um objetivo. Porque se eu tenho um objetivo e sofro toda a minha vida para o realizar, ao chegar nele, quanto sucesso eu tive? Nenhum, certo?! Chegar até ele foi um peso.


Portanto, muito mais importante é o caminho. Osho também diz que a viagem é a própria meta, que a peregrinação em si é o santuário.


Cada passo do caminho é de extrema importância, pois é no caminho que nós vivemos - e não no fim; no fim já não há mais nada, acabou. A vida não acontece no fim, a vida se dá no meio. A vida é uma jornada, maravilhosa, é movimento, continuidade.


Não existe um destino final. A viagem da vida em si já é o maior sucesso que podemos ter.


Qualquer jornada que decidamos iniciar, exigirá movimento e a vida acontece em movimento. A vida é movimento.


O que você irá fazer quando chegar em seu destino? Ninguém se pergunta isso, certo?! Porque ninguém nunca acha que chegou em seu destino, todo mundo está sempre buscando mais.


O interessante é que a experiência seja completa, se você atingir o seu objetivo, ótimo! Se você não atingir, tudo bem. A sua viagem terá valido a pena. A experiência é exatamente aquilo que nos une.





Reflexão



A nossa vida vem do significado que damos para ela. Qual a importância que você dá para uma conversa? Qual a importância que você dá para uma manhã de sol? Qual a importância que você dá para um domingo chuvoso? O quanto você se permite experienciar da vida?


Acredito que essas sejam perguntas muito importantes para você refletir, e mais importante ainda do que as perguntas é viver, é experienciar, é perceber que todos nós estamos um uma jornada em comum.


Cabe a cada um de nós tornar essa jornada em uma jornada de sucesso. Para mim, sucesso é experimentar cada instante - mas esse é o meu ponto de vista. Qual é o seu ponto de vista? O que você considera sucesso?


Se quiser receber conteúdos de qualidade no conforto de seu celular e se tornar um #artetiposlover, participe de nosso grupo no Telegram. Participe desse grupo exclusivo, completamente gratuito. É só clicar no link abaixo e ficar por dentro de todas as nossas novidades.


Entre no grupo #artetiposlover no telegram: https://t.me/artetiposnews


Se inscreva e receba conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Lucca Ferronatto

0 visualização
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110