• Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110

O Tarot é capaz de prever o seu futuro?



Me responde uma pergunta: você conhece o Tarot? Será que ele pode mesmo prever o futuro?


Aposto que você já jogou baralho alguma vez na sua vida, certo?! Se a sua resposta para essa pergunta foi sim, você já jogou Tarot (mesmo que você não saiba). Baralho, cartas de jogar, naipes, trunfos...todos esses são apenas outros nomes dados ao Tarot.


O Tarot é uma arte que surgiu, mais ou menos, na metade do século XIV pela Europa, e não se sabe ao certo por quem ele foi criado. Ao longo do tempo, muitas religiões, seitas e grupos étnicos (os egípcios, os ciganos, os cristãos, muçulmanos, alquimistas) reivindicaram a autoria dele. Mas a verdade é que não se sabe de onde o Tarot surgiu - o que inclusive é ótimo, porque isso o torna livre de qualquer dogma, de qualquer crença ou de religião.


Diferentes fontes dizem que a palavra "Tarot" tem origem egípcia, hebraica, latina, chinesa...mas a verdade é que a origem desse jogo é um grande mistério. Ninguém sabe quem criou o Tarot, nem onde e nem como, muito menos o que a palavra "Tarot" significa e nem a qual idioma ela pertence.





O que é o Tarot?


"Okay, mas o que é o Tarot então?", você pode estar se perguntando.


O Tarot ele é um oráculo, um livro de páginas soltas que conversa com o ser humano através de símbolos. Ele é composto por 78 cartas que se comunicam conosco através de uma linguagem simbólica.


O Tarot funciona como um mestre que nos ajuda a pensar, a tomar decisões e saber qual caminho é o mais interessante a seguir. Através dos símbolos, essa ferramenta impressionante que é o Tarot, é capaz de se comunicar com o nosso inconsciente. Basta que a gente saiba como interpretá-lo (por isso que existe o tarólogo; ele é o responsável por interpretar o tarot).


Cada carta do Tarot é chamada de Arcano. A palavra "Arcano" significa mistério, enigma, aquilo que está oculto. Cada Arcano é repleto de símbolos carregados de informações arquetípicas, que possuem um alto poder sobre o nosso inconsciente pessoal e sobre o inconsciente coletivo.


Enfim, o Tarot é um grande mistério e é através dele que podemos encontrar caminhos para a nossa evolução como seres humanos.


Mas é bom que você fique atento a um ponto muito importante: sempre que alguém disser que vai tirar o seu futuro através do Tarot, preste muita atenção e tenha muito cuidado. As cartas do Tarot não são simplesmente verdades que são tiradas e ditam regras sobre a sua vida. As cartas são artes simbólicas, capazes de gerar - tanto no tarólogo quanto no consulente - uma infinidade de interpretações.


Portanto não se tira o Tarot, se interpreta o Tarot.





O futuro e sua relação com o Tarot



Essa arte não diz verdades, ela aponta caminhos, inclinações. Pelo fato dela comunicar de uma forma simbólica informações profundamente arquetípicas, ou seja, informações que são comuns entre todos os seres humanos, você verá muita gente por aí dizendo que vai ler o seu futuro através do Tarot.


Por que alguém diz que irá ler o seu futuro? Porque são informações que estão no inconsciente coletivo. Só que não se engane! O Tarot não fala sobre o futuro. O Tarot é uma arte que fala e revela inúmeras interpretações sobre o seu presente, além de mostrar outras inúmeras possibilidades de futuro.


O Tarot não prevê o futuro porque o futuro não é algo fixo, não está determinado, não está preexistindo, senão não haveria livre-arbítrio, concorda?! Então fuja de tarólogos deterministas, ou seja, pessoas que determinam como seu futuro vai ser.


O Tarot não determina nada, ele mostra uma inclinação, ele aponta caminhos, mas jamais uma verdade absoluta.





Como as cartas funcionam e o que representam


Pra você entender melhor, vou lhe mostrar como essa arte funciona. Existem vários tipos de Tarot, mas a grande maioria deles segue uma mesma estrutura. São 78 cartas divididas em:


  • 56 Arcanos Menores;

  • e 22 Arcanos Maiores.


Para tornar mais fácil o seu entendimento, vamos começar pelos Arcanos Menores, que são as cartas do baralho comum que você já conhece. Esse 56 Arcanos Menores são divididos em 4 naipes:


  • Copas;

  • Ouros;

  • Paus;

  • e Espadas.


Que representam os 4 elementos: Água, Fogo, Terra e Ar.


E, por consequência, eles falam do aspecto principal que esse elemento rege. Então:


  • O naipe de Copas representa o elemento Água e fala sobre o seu lado emocional;

  • O naipe de Ouros representa o elemento Terra e fala sobre o seu lado material;

  • O naipe de Paus representa o elemento Fogo e fala sobre o seu lado sexual e criativo;

  • O naipe de Espadas representa o elemento Ar e fala sobre a sua mente, sua inteligência.


Cada naipe possui 14 cartas (de Ás a 10) e tem 4 figuras - os Reis, as Damas, os Valetes e os Cavaleiros.


E os Arcanos Maiores? Eles são os trunfos do Tarot e representam o quinto elemento, o éter. E esse Arcanos falam sobre a jornada da sua alma, a jornada que você percorre até a iluminação.


Essa é a jornada arquetípica que todo ser humano vive, sendo o ser humano representado pela carta do Louco e passando pelas 21 etapas evolutivas representadas pelas outras 21 cartas, até chegar à carta do Mundo que é a realização plena.


O Tarot, portanto, é uma jornada que está intimamente ligada à jornada da sua vida através dos arquétipos. Se você quiser saber um pouco mais sobre arquétipos, você pode ler o artigo no link abaixo:


Link para o artigo “A Força Oculta dos Arquétipos"





Reflexão



Muito mais do que pura adivinhação, o Tarot é uma ferramenta psicológica e, principalmente, uma arte capaz de curar a sua vida.


Eu queria repetir aqui algumas palavras do meu grande mestre no Tarot, Alejandro Jodorowsky - conhecido também como um grande cineasta mundial - que considero como um dos maiores tarólogos que já conheci na vida. Ele diz:


"Simbolicamente, os arcanos do Tarot são um cofre onde se depositou um tesouro espiritual. A abertura desse cofre equivale à uma revelação. Qual foi a intenção do criador dessa catedral nômade? Seria possível um único ser humano plasmar uma enciclopédia de símbolos tão imensa? Quem teria sido capaz de reunir, em uma só vida, tais conhecimentos? É tamanha a precisão do Tarot, são tão perfeitas as suas relações internas, a sua unidade geométrica, que não é possível aceitar que seja uma obra realizada por um iniciado solitário. A maioria dos tarólogos escritores de livros de Tarot se limita a descrever e a analisar uma carta após a outra sem imaginar o conjunto do baralho como um todo. A tarefa iniciática consiste em unir os fragmentos até recuperar a unidade. O Tarot é um ser."


Para finalizar, gostaria de deixar a grande mensagem desse texto: nunca escute pessoas que estão sob o véu do determinismo, pessoas que pensam determinar como será o seu futuro e dizem o que vai ou o que não vai acontecer.


O Tarot é um ferramenta de cura psicológica profunda, e sim, ele vai indicar caminhos para a sua vida, ele vai mostrar inclinações, mas ele jamais vai determinar coisa alguma. O Tarot não significa, ele carrega múltiplos significados.


Ficou interessado? Se você quiser fazer a sua Tiragem de Tarot, acesse o link e mergulhe neste novo mundo de autodescobertas.


Venha fazer a Tiragem de Tarot conosco!


Abraços fraternos,


Lucca Ferronatto

141 visualizações