O Sábio e a Solitude: a Busca pela Sabedoria e pela Verdade



Muitas pessoas podem confundir este arquétipo com outro já descrito aqui no blog: o Mestre. Não leu o artigo sobre esse arquétipo? Abaixo está o link caso você se interesse para saber mais sobre essa consciência primordial.


Quero ler o artigo “O Mestre: a Busca e o Ensinamento”!


Mas vamos focar naquele que viemos tratar nesse artigo, o arquétipo do Sábio!


O arquétipo do Sábio simboliza a sabedoria, a solitude e o silêncio. Representa a busca da verdade a respeito da natureza da realidade, a busca do seu verdadeiro "eu", de sua verdadeira identidade.


Enquanto o Mestre crê, o Sábio busca. É o arquétipo que representa a eterna busca.​

O Sábio é introspectivo, prefere se isolar para refletir à estar com outras pessoas. Vive a solitude, que é a glória de estar sozinho.

Encontra no silêncio a lucidez e a profundidade de sua sabedoria. Sabe aproveitar os momentos de isolamento para desenvolver suas ideias e projetos.





Sua relação com o Passado


O Sábio mergulha em si mesmo, reflete sobre o passado e - com humildade - busca ressignificá-lo. Está em constante processo de autoconhecimento através das suas experiências pois deseja caminhar com as próprias pernas.

Com serenidade, autonomia e paciência ele percorre a trilha da individuação, em busca de ser ele mesmo. Apoia-se em suas vivências e crê que o passado é o seu melhor professor.


Compreende que tudo na vida serve para o aprendizado e o aprimoramento do ser, por isso não carrega arrependimentos.


Sempre fazendo um balanço de tudo o que já viveu, aprende com os erros, não se apega a eles e segue em frente.





Aspectos Luz do Sábio


As pessoas regidas por esse arquétipo rompem com as convenções e buscam a sua própria verdade, buscam a si mesmas e por sua verdadeira identidade. Também procuram compreender a vida e o seu significado.


Tendem a não se envolver socialmente, buscando fugir da agitação da vida para refletir, pensar, meditar e se transformar. São estudiosas, objetivas, observadoras, equilibradas, têm bom senso e se comportam com retidão.


Suas vivências lhe proporcionam sabedoria. Possuem conhecimento extenso e profundo, de várias coisas ou de um assunto em particular, e fazem uso correto dele. Entendem suas limitações e são persistentes na busca de aperfeiçoamento; a cada erro, buscam uma nova oportunidade de aprender e fazer diferente.





Aspectos Sombra do Sábio


Quando em desequilíbrio, aqueles regidos por esse arquétipo tendem ao isolamento e à solidão. Podem se tornar arrogantes, perfeccionistas, intolerantes e até mesmo fanáticos, algo muito perigoso.


Podem se cobrar demais por suas ações no passado, ou sentir grande arrependimento, podendo levar à depressão. É comum sentirem culpa e vergonha também.


Criticam excessivamente aqueles ao seu redor, criando regras em cima de tudo e todos. Por fim, podem apresentar frieza - ausência de sentimentos.





Reflexão


A afirmação desse arquétipo é: “Aproveito o momento de solitude para iluminar todo o caminho que percorri até aqui, assim, ressignifico o meu passado”. Isso só evidencia as principais virtudes do Sábio, que são: a sabedoria e a solitude.


Suas representações se fazem presentes em inúmeras culturas, nas mais diversas épocas e locais. As mais conhecidas são Cronos, Saturno, Amós, Merlin e Obaluaiê.


Gostou do artigo? Temos um vídeo no YouTube sobre ele também, não deixe de conferir!


Para você descobrir qual é o seu Arquétipo regente e como ativar outros Arquétipos, inclusive o do Sábio, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.


Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico


E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias

523 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110