• Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110

O que são os arquétipos e como eles influenciam sua vida?

Atualizado: Jan 10

- Esse texto está disponível também em formato de e-book gratuito, construído de uma forma totalmente visual e didática para facilitar o seu aprendizado. Baixe gratuitamente clicando aqui. -

Você sabia que os arquétipos exercem uma enorme influência sobre a sua vida mesmo que você não faça ideia do que eles signifiquem?

Influenciam a maneira como você enxerga as outras pessoas, a maneira como você sente, pensa, age e também a maneira como os outros te vêem.


Isso acontece principalmente de forma inconsciente e não importa se você deseja ou não que essa influencia aconteça. Ela simplesmente acontece!



Os arquétipos se comunicam com o nosso inconsciente através de símbolos e, mesmo sem saber, somos moldados eles.


Concorda então que para que você tenha poder sobre sua vida é imprescindível que você saiba o que são os arquétipos?


Bom, sem mais enrolação, arquétipos são ideias primordiais. Modelos ideais de conceitos que já estão formados em nossa mentes.


Ficou difícil de entender? Então deixa eu te contar uma historinha…



Por volta de 300 anos antes de cristo, existiu um filósofo grego muito conhecido chamado Platão, provavelmente você já o conheça ou ao menos deve ter ouvido falar sobre ele.


Platão fundou a academia de Atenas, escola onde inclusive estudou o grande filósofo Aristóteles. Lá, ele escreveu sobre diversos temas como epistemologia, filosofia, metafísica, ética e política. E ficou grandiosamente conhecido por ter criado a teoria das ideias.


E é justamente essa teoria, que vai ajudar a gente a entender o que é um arquétipo.


Platão dizia que para tudo o que existe manifesto em nossa realidade, é primeiro necessário que exista uma ideia primordial.


Então vamos imaginar um Leão.



Para que um Leão exista, foi primeiro necessário que existisse uma idéia do que seria esse leão, um modelo ideal com todas as características que fazem o leão ser quem ele é.

E quais características são essas? No caso do Leão: Força, independência, coragem, garra. Todas as características de um verdadeiro rei.

Já ouviu falar que o Leão é o "rei da selva”? É justamente por causa do arquétipo que dá forma a ele. O arquétipo é justamente o modelo ideal desse leão, o conjunto de características, informações e energia que fazem o leão ser quem ele é.

E não só com o Leão, mas com tudo o que existe na natureza e na vida. Só que é muito mais fácil entender os arquétipos através dos animais porque nós associamos eles a determinados padrões de comportamento.



Por exemplo, a Águia voa alto, é imponente, tem longa visão, então sabemos que ela carrega um forte arquétipo de liderança.



O Cavalo é veloz, independente, inteligente.



Agora o Rato, por exemplo, anda no esgoto, se alimenta de lixo.


Então concorda que se você colocar uma imagem de uma Águia no fundo de tela do seu computador, você vai estar constantemente olhando para um animal que é um símbolo de visão, liderança e independência?


E como nos comunicamos com o nosso inconsciente de forma simbólica, segundo Carl Jung, olhando diariamente para esse animal o símbolo que representa o arquétipo da águia vai comunicar essas informações de liderança, visão e independência para o nosso inconsciente.


É, eu sei, esse assunto é um pouco complexo e você deve estar louco pra saber como que um arquétipo pode influenciar tanto sua vida.


Então pra isso, vou precisar te explicar um conceito básico que tirei do livro: O Homem e Seus Símbolos, do psicólogo Carl Jung.



Os Arquétipos se comunicam com o nosso inconsciente através de símbolos. E é muito importante entender o que é um símbolo.


E para entender o que é um símbolo, precisamos primeiro saber o que NÃO é um símbolo

Vamos dar um exemplo simples: Você está andando na rua e se depara com uma placa de transito que diz - PARE.


O que a placa quer dizer? Qual é o significado dela? - PARE



Só existe um único significado para essa placa que é para que você pare onde está.

Essa placa, portanto, não é um símbolo, é apenas um sinal.


Um símbolo, por essência, pode até ter um significado imediato, mas necessariamente, carrega um significado mais profundo, onírico, algum aspecto que nossa mente consciente não é capaz de captar de imediato, portanto ele se comunica com nosso inconsciente.


Por exemplo, uma Cruz.



Quando olhamos para uma Cruz, imediatamente sabemos que é uma cruz. Mas quantos significados ela pode ter? Quanta energia e informação está carregada nesse símbolo que nossa mente consciente é incapaz de interpretar?


E assim, o símbolo se conecta com nosso inconsciente.


E o símbolo, sempre carrega a informação de um arquétipo.


Então quando vemos a imagem de um leão, sabemos que é um leão, mas além de simplesmente observarmos a imagem desse animal, nosso inconsciente capta toda a informação arquetípica que ele traz.



E de onde vêm os arquétipos?


Eles fazem parte de uma camada profunda da mente inconsciente da humanidade chamada de inconsciente coletivo.


Por isso, como essas informações arquetípicas são compartilhadas no inconsciente de toda a humanidade, é comum repetirmos padrões arquetípicos.


Por exemplo, uma mãe que viveu na índia há milhares de anos, tem as mesmas características comportamentais de uma mãe que vive hoje no Brasil. Isso porque elas estão sob o mesmo arquétipo, o da mãe.


Agora pense… Quantos símbolos nos são mostrados todos os dias em propagandas? Na tv, revistas, internet…


Os símbolos carregam arquétipos, e esses arquétipos trocam informações com o nosso inconsciente o tempo todo. Logo, se não conhecemos o poder dos arquétipos e os símbolos que os representam somos presas facilmente manipuláveis e podemos passar uma vida toda vivendo um arquétipo que não é o que viemos para viver.


Aliás, você sabia que todos nós vivemos um arquétipo principal? E é esse arquétipo, esse modelo ideal, esse conjunto de crenças, características, energia e informação que dita as regras sobre a nossa mente.


Mas isso é assunto para um próximo texto….



Resumindo: Arquétipos são Modelos ideais, conjuntos de características, energia e informação que moldam algo que existe. Então você vive um arquétipo, eu vivo outro, sua mãe vive outro, e esses arquétipos moldam quem nós somos e quais são nossas emoções, pensamentos e atitudes.


Além do arquétipo principal que rege nossas vidas, os arquétipos tem uma forte influência sobre a nossa mente e se comunicam com o nosso inconsciente através de símbolos.


Se liga nos símbolos que você tá colocando dentro da sua mente e nos arquétipos que você está se permitindo viver.


Enfim, esse é um assunto muito vasto e eu vou abordá-lo juntamente com a Dra. Mabel em uma série de vídeos e textos sobre o tema.


Inclusive, a Dra. tem uma palestra completa sobre a força oculta dos arquétipos que você pode acessar clicando AQUI.


Caso você ainda não nos conheça, somos o canal Artétipos (escrito assim mesmo), um canal que fala sobre Arquétipos, Mitos, Tarot, Arte e Inconsciente e o que tudo isso tem a ver com a sua vida.


Lucca Ferronatto.


_____


Nota importante:

Não sou nenhum cientista ou psicólogo. Sou um jovem artista e livre-pensador. Tudo o que escrevo aqui é com base em meus estudos pessoais e eu não me prendo em qualquer dogma, religião, instituição ou organização. Se você se sente incomodado com qualquer coisa que é dita ou escrita aqui, simplesmente não consuma meu conteúdo.

3,345 visualizações