O que está por trás do Símbolo da Espiral? Qual o Poder de Influência que ele tem?



Você sabe o que o símbolo da espiral significa?


Qual arquétipo ele transmite?


O nosso logo, o nosso símbolo, é uma espiral - e já nos foi perguntado algumas vezes o porquê dessa escolha. É claro, o que estará escrito adiante não vale somente para o nosso logo, mas sim sobre espirais de um modo geral.


Neste artigo você descobrirá tudo sobre o poder desse símbolo e qual arquétipo é transmitido por meio dele.





A escolha do símbolo para o Artétipos


O projeto Artétipos foi lançado para transmitir um conhecimento grandioso e no qual há anos estamos trabalhando e nos desenvolvendo - os arquétipos e o tarot. Ou seja, como imagens e símbolos têm o poder de impactar profundamente a mente das pessoa e, principalmente, como os arquétipos influenciam a sua vida (mesmo que você não queira ou não faça a mínima ideia do que eles são).


Esse é um trabalho de grande responsabilidade. E como tratamos sobre símbolos, o nosso símbolo e a nossa marca - a imagem que irá nos comunicar com o mundo - tinha de ser muito especial. Precisava transmitir a ideia da jornada rumo à individuação.


Para saber mais sobre o processo de individuação, é só clicar no link abaixo e ler o artigo na íntegra.


Quero ler o artigo "As Contribuições de Jung para a Psicologia e sua Relação com Freud"


Além de informar sobre os arquétipos, de ajudar as pessoas a descobrirem quais arquétipos influenciam as suas vidas e como o tarot pode cooperar nesse processo de autoconhecimento, quisemos ir além na construção dessa marca.


Tentamos proporcionar, em nosso símbolo, um design arquetípico, um branding arquetípico. O design arquetípico é aquele que consegue transmitir as informações que queremos através de um único símbolo. Escolhemos, então, a espiral.





E por que escolhemos a espiral?


Para começar a explicar, preciso enfatizar sobre qual espiral estamos falando aqui. Existem três tipos de espiral e a que escolhemos foi a espiral áurea, também conhecida como espiral de ouro, ou espiral logarítmica, ou ainda espiral de Fibonacci.


Para a explicação ficar mais simples, usaremos o nome “espiral áurea”. Essa espiral é a forma mais comum que encontramos na natureza. Ela é comum à embriões, galáxias, plantas, furacões, redemoinhos e até chifres de animais. Ela é o desenho do crescimento equilibrado e natural.


Essa espiral segue uma sequência numérica chamada de Proporção Áurea ou Sequência de Fibonacci. Basicamente tudo na natureza segue, precisamente, essa sequência em seu crescimento - tanto que ela conhecida como a “assinatura de Deus”.


Como esse artigo é sobre o significado do símbolo e não exatamente sobre a sequência matemática que dá origem à ele, seguiremos discutindo mais sobre o símbolo e a informação arquetípica por detrás dele.


Por que usar a espiral? Os desenhos espirais são muito frequentes no simbolismo religioso, artístico, de sonhos, de contos tradicionais e da mitologia. Matematicamente, uma espiral é uma linha que cresce continuamente na direção de seu próprio centro ou para fora de si mesmo.


O poder simbólico da espiral está na evocação de uma jornada arquetípica de crescimento. Ela evoca uma transformação, uma viagem psicológica ou, até mesmo, uma viagem espiritual.


Como mencionado anteriormente, existem três tipos de espirais (e todas carregam esse simbolismo).





Espiral de Arquimedes



A sua principal característica é que a distância entre as voltas é sempre a mesma. Um bom exemplos são o caso de serpentes enroladas, ou labirintos circulares.





Espiral em Hélice



As curvas desta espiral se enrolam em torno de um centro, como por exemplo: o símbolo do caduceu e a construção do DNA.





Espiral Áurea



Aquela que compõe o nosso símbolo. A distância entre suas voltas aumenta seguindo uma proporção matemática - criada pela natureza e percebida por grandes matemáticos, como Leonardo Fibonacci.


Esse tipo de espiral indica que um choque foi transcendido. A espiral, simbolicamente, é o caminho que resolve o conflito, permitindo um movimento equilibrado da vida. Ou seja, se a natureza se expressa dessa maneira, tudo que segue esse padrão encontra o fluxo natural.


Esses processos em espiral que acontecem na natureza criam uma linguagem que rememora uma jornada mítica, a Jornada do Herói que habita cada um de nós.


Quer saber mais sobre a Jornada do Herói? É só clicar no link abaixo para ser redirecionado(a) para um artigo completo sobre o assunto.


Quero ler "A Saga "O Senhor dos Anéis" e a Identificação com o Herói: em que fase desta jornada você está?"


Da mesma maneira que embriões, árvores e plantas se desenrolam para a luz, assim acontece também com a espiral. Cada uma delas faz isso em movimento espiral.


A evolução natural da nossa jornada também ocorre em espiral. Você já parou para se perguntar por que trabalhamos, nos desenvolvemos, passamos por uma jornada e parece, em alguns momentos, que não saímos do lugar?


Que a mesma situação está acontecendo e que parece que estamos passando pelo mesmo momento que já passamos anteriormente?


O que acontece é: não estamos no mesmo momento, estamos um patamar acima. Nós nos desenvolvemos, percorremos todo um caminho e depois passamos pelas mesmas fases, só que um degrau acima.


Mas por que dessa repetição? Porque é assim que a vida se desenvolve, em espiral, crescendo em uma fractal, em uma proporção logarítmica. E é assim que a natureza se expressa em nossa realidade.


É por conta disso que o tarot é tão forte, pois ele também tem seu funcionamento em espiral. Começamos a jornada com a carta do Louco, passamos por todo o caminho, e chegamos ao final - a carta do Mundo.


E aí acaba? Não! Nós voltamos para a carta do Louco novamente, mas em um patamar acima e desenvolvemos a jornada em espiral, cada vez mais buscando o alto.





Reflexão



A espiral, evocando uma jornada, propõe uma transformação harmoniosa. É exatamente por isso que optamos construir a nossa comunicação visual utilizando esse símbolo. O propósito do nosso trabalho é despertar essa transformação harmoniosa, despertar em nós essa jornada mítica rumo à individuação.


Caso você tenha uma empresa, ou pretende criar uma, oferecemos a criação de um Design Arquetípico, de um Branding Arquetípico - ou seja, a criação de símbolos próprios para a sua empresa, transmitindo exatamente o arquétipo ideal para o seu produto/serviço. Assim seus cliente e seguidores serão atraídos de maneira efetiva.


Se quiser saber mais sobre o Design Arquetípico e sobre a aplicação de símbolos e arquétipos ao seu negócio entre em contato com a gente através do link abaixo:


Link para solicitar Design Arquetípico


Se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Lucca Ferronatto.

401 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110