
O Hedonista e o Princípio do Prazer

O arquétipo do Hedonista representa a busca pelo prazer em todas as áreas da vida.
O Hedonista tem grande libido (força vital), que quando bem canalizada, gera um potencial criativo inigualável. É essa criatividade que lhe leva ao sucesso pessoal.
Para o Hedonista a vida material não é um problema, pois tem grande intimidade com ela.
Apresenta grande poder de sedução e a usa para obter o que deseja.
Representa a inteligência, o refinamento, a sensualidade e o charme. Busca o belo e tudo que possa estimular suas sensações afloradas.
É um excelente estrategista. Costuma fazer o que for preciso para viver uma grande paixão ou para obter o que deseja, seja o amor de uma pessoa, um trabalho ou bens materiais.
Esse arquétipo nos lembra: quem cede à beleza, ao prazer e ao gosto pela vida diariamente não só se sente mais feliz todos os dias, como tem menos chance de entrar em depressão quando as coisas realmente ficam difíceis.
Estimula o ser humano a fazer as pazes com a matéria, e nunca desistir de buscar a felicidade, a paz e o puro prazer.
O Princípio do Prazer

Sigmund Freud chamou de o princípio de prazer a busca instintiva pelo prazer, evitando dor e o sofrimento, de forma a satisfazer as necessidades biológicas e psicológicas da pessoa.
Para Freud o princípio do prazer é a força motriz que guia a personalidade e possivelmente o impulso-guia mais forte na vida de um indivíduo.
O princípio do prazer opõe-se ao princípio de realidade, que se caracteriza pelo adiamento da gratificação. Faz parte do amadurecimento normal do indivíduo aprender a suportar a dor e adiar a gratificação.
Ao fazer isso, o indivíduo passa a reger-se menos pelo princípio de prazer e mais pelo princípio de realidade.
Aspectos luz do Hedonista
As pessoas regidas por esse arquétipo costumam demonstrar grande criatividade, muito vigor, grande paixão e perspicácia.
São pessoa que possuem poder, força e ambições. Essas características os levam ao domínio sobre a matéria, além de ser conhecidos como grandes estrategistas.
Com sensualidade e sexualidade intensa, detêm o magnetismo pessoal, o que resulta em grande vontade e carisma.
Aspectos Sombra do Hedonista
Quando em desequilíbrio, aqueles regidos pelo Hedonista tendem a luxúria, a ganância, ao egoísmo e a possessividade.
Passam a agir com arrogância e agressividade, desembocando em abusos e violência. Outra característica é o vício, seja em drogas ou em álcool.
Tornam-se narcisistas e sarcásticos. Demonstram um materialismo excessivo e uma sexualidade descontrolada.
Reflexão

Sendo as suas virtudes o prazer, a realização na matéria e a sensualidade, esse arquétipo tem como afirmação a seguinte frase: “A libido é minha energia criativa.”
Suas representações se fazem presentes em inúmeras culturas, nas mais diversas épocas e locais. As mais conhecidas são Seth (mitologia egípcia), Baco (mitologia romana), Dionísio (mitologia grega), Pan e Yami.
Gostou do artigo? Temos um vídeo no YouTube sobre ele também, não deixe de conferir!
Para você descobrir qual é o seu Arquétipo regente e como ativar outros Arquétipos, inclusive o do Hedonista, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.
Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:
https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico
E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.
Abraços fraternos,
Mabel C. Dias