O Embate entre Intuição e Crença



Você já teve aquela dúvida a respeito de uma ideia na sua cabeça ser originada da sua intuição ou do seu intelecto?


Nós temos algumas maneiras de elaborar as questões na nossa vida. Existe a maneira que chamamos de racional, que utiliza a lógica que vem de uma parte da nossa mente - a mente que executa, que planeja.


Muitas vezes você está precisando de uma resposta em sua vida e você vai buscá-la em algum lugar...muitas pessoas ficam procurando essas respostas em um lado da sua mente que está completamente contaminado por experiências do passado, por condicionamentos da sociedade ou por crenças limitantes.


Nosso pensamento racional, ao buscarmos uma resposta, ele nos traz o objetivo, o prático. “Funcionou desta maneira no passado”, “não funcionou”. Ele lhe traz uma história, de sucesso ou de fracasso, em suas tentativas anteriores e lhe apresenta isso.


Muitas pessoas acabam “patinando” ao procurarem por respostas na mente racional, no intelecto, somente na razão, não as encontrando.


Você pode até mesmo estar de fora, olhando para esta pessoa e para este problema, e ter a resposta. Mas ela não consegue enxergar isso, ela se encontra em um círculo vicioso e não consegue sair do lugar.


Ou se ela tem a resposta que precisa, é uma resposta baseada em medos, em preocupações, cheia de negatividade e ansiedade, lembranças de fracasso, angústia.


Essa é a via do intelecto. Ela é importante para resolver problemas práticos, objetivos. Mas será que é isso que você está procurando? Ou você quer aquela resposta que fará toda a diferença na sua vida?


As perguntas de caráter profundo e existenciais requerem que você busque em outras fontes as resposta.





Qual é a outra fonte?


A sua intuição também está em sua mente, mas em um local mais inconsciente. É uma mente que está conectada a algo mais sábio, eterno, que traz uma visão ampla da situação - a visão que você não tem agora e por isso precisa de ajuda.


A voz da intuição, que é interna e só é possível ouvir ao acalmar a mente, irá se manifestar se você afastar os pensamentos repetitivos e “barulhentos”.


A sua voz interior vem da sua Essência, da sua Centelha Divina, aquela parte imortal que está dentro de você. Você pode chamá-la de alma, espírito...o nome não importa, você sabe que existe algo além do seu intelecto e do seu corpo físico em si mesmo(a).


A intuição é a voz da tua alma, do teu mais profundo e sábio ser. É para ela que você deve voltar as suas perguntas, ela lhe mostrará o melhor caminho.


Muitas vezes nos comportamos com teimosia e queremos superar os obstáculos por meio do intelecto. Recebemos uma orientação da nossa intuição e a conferimos com o intelecto, resultando em algo que sempre vivenciamos: nós quebramos a cara.


Perceba quando você não quer fazer algo e o faz somente para agradar outra pessoa, só porque você acha que é certo fazer aquilo. A intuição é poderosa, ela lhe adianta eventos, mostra-lhe o caminho e muitas vezes, ao mostrar esse caminho, você insiste em raciocinar e faz o contrário.


Você pode não se achar inocente, mas talvez esteja desconectado(a) da sua intuição. A intuição está relacionada ao sentimento - quando você sente que não deve, você não faz.


Quando você diz não, as pessoas vão te cobrar e isso resulta em você cobrando a si mesmo(a) e fazendo algo porque outras pessoas querem.


Siga esse GPS natural que é a sua intuição.


Algumas pessoas questionam: “Quando eu faço uma pergunta e a resposta vem à minha mente, como saberei se ela vem realmente da minha Centelha, da minha Essência ou se ela é produto do meu intelecto disfarçado?”


Você pode ser uma das pessoas que não percebe essa diferença.


Você deve reparar em seu sentimento. Quando você associa o que veio à sua mente com o que está sentindo, você terá a resposta de onde veio a sua resposta.


A Centelha, a sua Essência, se manifesta pela sua intuição e pelos seus sentimentos (seu coração). Portanto, quando você recebe algo como intuição e ela carrega consigo sentimentos positivos - entusiasmo, alegria, paixão, contemplação, paz, amor - é um sinal da sua Essência e significa que você deve ir em frente.


Você não precisa perguntar para outras pessoas, pois ninguém está habilitado a lhe aconselhar da mesma forma que a sua Essência é capaz. Tome cuidado para não sofrer influências e seguir certos caminhos que não são para você.


A sua voz interior é a que deve “bater o martelo”, a sua intuição deve dar a palavra final.


Ao se deparar com um pensamento que carrega consigo sentimentos ruins - desânimo, chateação, preocupação, ansiedade - reflita. Talvez essa não seja a sua Essência falando, pode ser o seu ego (aquela parte que se identifica com a nossa história).


Você pode perder oportunidades porque se deixa guiar pela sua história, por experiências passadas. Você acaba vibrando em preconceitos, em tabus e limitações e pode perder o que você estava realmente precisando naquele momento.





Reflexão



Entendo a dificuldade que as pessoas têm em decifrar se é a intuição que está falando com elas ou se é a história pessoal de cada um. Mas como tudo na vida, é preciso exercitar, praticar e fazer anotações - ter um diário.


Para fazer a diferenciação, a grosso modo, basta observar quais sentimentos a mensagem ou ideia está carregando consigo. Se forem emoções positivas, pacíficas e benevolentes, é a sua Essência falando contigo.


Essa é uma dica que eu mesma uso em meu dia a dia: o sentimento é a nossa forma de comunicação mais direta com a nossa alma. Alma é sentimento, alma é intuição, alma é paz, crescimento e harmonia.


Existe uma ferramenta para você mergulhar em seu processo de autoconhecimento e, dessa forma, conseguir diferenciar com mais facilidade as vozes que estão dialogando contigo. O Mapa Arquetípico® é um verdadeiro mapa que mostra o caminho para você viver, da melhor forma, o arquétipo que lhe rege.



Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico



E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Dra. Mabel Cristina Dias

102 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110