O Curador e a Restituição do Equilíbrio



O arquétipo do Curador representa a capacidade que todos têm de curar, seja a si mesmo, outras pessoas, outros seres vivos e o planeta; curar no sentido de devolver o equilíbrio necessário para que o próprio organismo doente se regenere e se cure.

Do ponto de vista holístico da vida, ninguém cura ninguém.

A doença - seja física ou mental - acontece quando o organismo se desconecta parcialmente de sua Essência, que é constituída de amor, alegria, luz e consciência.

Quando essa conexão é refeita, seus corpos sutis (energético, mental e espiritual) se organizam e enviam energia mais limpa e melhores informações ao corpo físico. O corpo tem sabedoria para se curar e quando tem as informações corretas é capaz de se regenerar.

O Curador é aquele que catalisa a cura, que facilita essa reconexão. Isso acontece pois leva amor, alegria, paz e harmonia por onde passa. Desperta a esperança onde antes havia tristeza.

Esse arquétipo facilita a cura do outro porque já curou suas feridas. Tem a capacidade de ajudar as pessoas a transformar a dor em processo de cura e sabe canalizar suas energias para produzir transformações emocionais, físicas, mentais e espirituais.

Esse arquétipo nos lembra que todas as respostas estão dentro de nós, assim como a nossa cura. Quando fazemos as perguntas certas e ouvimos as respostas que a vida nos dá, através da intuição e das sincronicidades, tudo passa a fluir melhor. Só então a cura acontece.

O Curador simboliza a confiança na vida, a esperança de um mundo melhor para todos. Por essa razão, nos convida a entrar em harmonia com as forças da natureza e cuidar do meio ambiente; a ajudar aos outros e nos doarmos ao máximo, pois é nutrindo o mundo que seremos nutridos.





Aspectos Luz do Curador


Aqueles que são regidos por esse arquétipo demonstram muita esperança, altruísmo e fé na vida. Cheios de criatividade e inspiração, sabem como encontrar o seu lugar no mundo.


São pessoas de muita harmonia, além de caridosas e serem generosas em suas doações. Buscam a paz e possuem o poder de nutrir o mundo e ser nutrido por ele - que indica a sua afinidade com a ecologia.


Essas pessoas exalam sensibilidade, gerando grande confiança por parte daqueles que o/a rodeiam. Também são pessoas repletas de amor.





Aspectos Sombra do Curador


Quando em desequilíbrio, as pessoas regidas por esse arquétipo podem se comportar com ironia, insensibilidade e indiferença.

Eles/elas desenvolvem a luxúria e agem com sedução. Utilizam-se da exploração, do charlatanismo, tornando-se pessoas oportunistas.


Com uma visão utópica da vida, acabam se tornando distraídos e, até mesmo, ansiosos.




Reflexão



Sendo as suas virtudes a cura, a caridade, a esperança e a benevolência, esse arquétipo tem como afirmação a seguinte frase: “Curo o mundo através da minha própria cura”.


Suas representações se fazem presentes em inúmeras culturas, nas mais diversas épocas e locais. As mais conhecidas são Asclépio, Esculápio, Meditrina, Pandora, a Estrela dos Desejos, Ariadne, Oxum.


Gostou do artigo? Temos um vídeo no YouTube sobre ele também, não deixe de conferir!


Para você descobrir qual é o seu Arquétipo regente e como ativar outros Arquétipos, inclusive o do Curador, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.



Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico



E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias


529 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110