O Arquétipo do Rebelde e sua Força na Não-Ação



Muitas pessoas podem rotular o rebelde como um adolescente irritado com tudo e com todos, sem motivo algum - ou como diz o ditado popular, “rebelde sem causa”. Mas será que o rebelde se restringe somente à isso? Será que essa é a real definição? Vamos descobrir mais ao longo deste artigo.


O Arquétipo do Rebelde nos convida a observar o mundo de uma nova maneira, a mudar de paradigma e, com isso, ampliar a nossa percepção.

Dessa nova perspectiva sobre a vida, nasce a necessidade imperiosa de nos voltarmos contra as crenças dominantes estabelecidas pelo sistema vigente, contra o status quo (estado atual das coisas).





A Diferença entre Rebeldia e Revolução


É preciso entender que rebeldia não é revolução. A revolução - no entendimento humano - consiste na ação violenta, no uso de força bruta contra algo a que se opõe. Já a rebeldia se caracteriza pela não-obediência, pela resistência pacífica.


A principal força da rebeldia está na não-ação. A não-ação (ou Wu Wei) é um conceito do taoísmo. Trata-se de um princípio que diz que a melhor maneira de enfrentar uma situação, especialmente se for conflituosa, é não forçar, não colocar pressão, mas sim deixar que tudo flua.


O rebelde é altruísta e movido por seus ideais. Jesus Cristo foi um rebelde, ele veio ao mundo para nos trazer uma nova perspectiva sobre a vida com o objetivo de libertar as pessoas do ódio, mas sem usar a violência física ou verbal para isso.


A nova perspectiva que Ele nos trouxe foi o amor. Essa é a maior rebeldia que existe, a rebeldia pelo amor, pela não-ação, pela greve, pela meditação.


A rebeldia exige um sacrifício pessoal em prol de um bem maior. E é isso que faz o Rebelde: renuncia aos interesses pessoais e se sacrifica. Como diz o ditado: “ter e se abster é ter duas vezes.”


Sacrifício, no aspecto positivo da palavra (sacro ofício) é uma atitude interna de ceder voluntariamente em favor de uma causa nobre, do Bem Maior, aceitando o preço que possa ser exigido.





Aspectos Luz do Rebelde


As pessoas regidas por esse arquétipo possuem o dom de esperar, demonstrando tranquilidade e respeito.


Permitem-se ver o mundo por uma nova perspectiva, aqueles que são influenciado pelo Rebelde costumam enxergar as situações por diferentes ângulos, não concordam com tudo o que lhe é imposto.


Resistem pacificamente ao que não concordam, ou seja, se utilizam da não-violência, da não-ação - o que mostra o seu grande poder de autodomínio.


São capazes de se sacrificarem por uma causa nobre, por um ideal. Criticando as convenções sociais, fazem tal coisa por meio do amor ao próximo e da sabedoria. Também fazem uso da meditação.





Aspectos Sombra do Rebelde


Quando em desequilíbrio, as pessoas regidas por esse arquétipo podem mostrar uma grande incapacidade de agir. Passam agir com agressiva rebeldia e imposição de seus ideais.


Com a sensação de não-pertencimento ao mundo, apresentam grande sofrimento, o que resulta em ódio, rancor, mágoas e autopunição.


Manifesta dificuldades e dores, além de se valerem da mentira.





Reflexão


Sendo as suas virtudes a rebeldia pacífica, a não-ação e a renúncia, esse arquétipo tem como afirmação a seguinte frase: “Renuncio a tudo ao que acredito e também ao que não acredito. Meu silêncio é minha maior rebeldia.”


Suas representações se fazem presentes em inúmeras culturas, nas mais diversas épocas e locais. As mais conhecidas são Prometeu, Osíris e Obá.


Gostou do artigo? Temos um vídeo no YouTube sobre ele também, não deixe de conferir!


Para você descobrir qual é o seu Arquétipo regente e como ativar outros Arquétipos, inclusive o do Rebelde, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.


Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico


E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias

126 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110