O Arquétipo do Artista: a Beleza que há em Todas as Coisas



O arquétipo do Artista representa a criatividade, no sentido da necessidade que o ser humano tem de se expressar no mundo através da sua arte.

A arte é a criação humana que visa expressar uma visão sensível do mundo, seja este real ou fruto da imaginação. Através de recursos plásticos, linguísticos ou sonoros, a arte permite comunicar ideias, emoções, percepções e sensações.

O Artista reflete a essência do ser humano através dos valores estéticos da beleza e da harmonia, cujos objetivos principais, além da auto expressão, são despertar no homem o interesse por uma causa ou mesmo para fazê-lo refletir sobre algo.

Esse arquétipo simboliza a receptividade a novas ideias, a inspiração que vem do inconsciente, as emoções e os sentimentos à flor da pele.

O Artista nos convida a reconhecer que existe um lado sombrio em nós e nas outras pessoas que precisa ser trazido à luz e transformado, além de estimular a enxergar a beleza que há em todas as coisas e pessoas, e a perfeição oculta na imperfeição.





Aspectos Luz do Artista


Aqueles regidos por esse arquétipo são pessoas criativas, gostam de novidades, de descobrir novas possibilidades para as coisas e situações da vida. Imaginativas, gostam de criar, inventar e fantasiar.


Possuem a necessidade imperiosa de se expressar. Gostam de se mostrar em público. Também possuem grande senso estético e charme pessoal.


São pessoas que não aceitam facilmente regras e limites, não concordam de imediato com algo que lhes é imposto. São idealistas, acreditam que podemos construir um mundo melhor.


Quando estão fazendo alguma tarefa, não seguem uma ordem lógica. Não se importam em viver em um ambiente desorganizado. Podem ter dificuldade de cumprir horários.


São muito sensíveis, portanto são mais a emoção do que a razão.


Gostam de causar impacto nas outras pessoas, através da provocação, entretenimento ou sedução. Geralmente são impulsivas. Preferem se responsabilizar por suas atitudes, mesmo que sua opinião ou postura sejam diferentes da maioria.





Aspectos Sombra do Artista


Quando em desequilíbrio, as pessoas regidas por esse arquétipo tendem a desenvolverem ansiedade, gerando um sentimento de angústia, melancolia e até mesmo a tristeza.


Tornam-se pessoas narcisistas, apegadas ao passado, buscando fugir da realidade através de vícios. Manifestam insônia e hábitos hipocondríacos.

​Transformam-se em pessoas frígidas, de muita frieza. Ciumentas, apresentam instabilidade emocional. distúrbios mentais que podem refletir em dificuldades financeiras.





Reflexão



Sendo as suas virtudes a criatividade, a beleza, a auto expressão, a inspiração e o sentimento, esse arquétipo tem como afirmação a seguinte frase: “É da noite escura e profunda da alma que emerge minha luz."


Suas representações se fazem presentes em inúmeras culturas, nas mais diversas épocas e locais. As mais conhecidas são Hécate e Iemanjá.


Gostou do artigo? Temos um vídeo no YouTube sobre ele também, não deixe de conferir!


Para você descobrir qual é o seu Arquétipo regente e como ativar outros Arquétipos, inclusive o do Artista, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.



Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico



E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias


287 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110