
O Arquétipo do Amor e das Escolhas

O Amante é o arquétipo que rege a paixão, a união e as escolhas. Nos impulsiona a fazer aquilo que amamos, a encontrar e viver uma paixão, seja uma pessoa, ideia, projeto ou profissão.
O Amante traz a ideia do amor romântico e idealizado. Quando se apaixona, mergulha profundamente nesse sentimento. Esse arquétipo carrega aspirações afetivas profundas: quer amar e ser amado. Sabe como dar amor e adora receber amor, na mesma proporção.
Para ele, o amor transcende qualquer condição humana, portanto está acima de tudo. É capaz de amar o outro somente porque ama a si mesmo.
O verdadeiro amor não tenta possuir o outro, ele flui por nós o tempo todo e nada pode fazer com que deixemos de amar. O amor é eterno, une tudo, mesmo à distância. É fonte de realização da alma.
O Amante é naturalmente carinhoso, amoroso, carismático e sociável.
Quem vive esse arquétipo possui forte empatia em relação às outras pessoas: é capaz de entender, se colocar no lugar e até mesmo sentir o que elas sentem - já que é fortemente regido pelo emocional.
O Livre-Arbítrio

Outra característica marcante desse arquétipo é que ele simboliza o livre-arbítrio, ou seja, a nossa capacidade de escolher e de tomar decisões.
O livre-arbítrio é uma dádiva que o ser humano recebe para que possa conduzir sua vida de forma consciente e deliberada, e não por determinações externas impostas a ele. Esse receio em decidir sobre as coisas vem do medo de perder algo ou alguém, do medo de perder a oportunidade ou o amor.
Contudo, esse arquétipo nos mostra que o erro não está em fazer uma má escolha, mas sim em não escolher, não se posicionar. No Universo, não é viável ficar “em cima do muro”, porque viver é eleger prioridades.
Fazer uma escolha usando o Ego é um processo difícil. Na visão do Ego, quando escolhemos um significa que perdemos o outro, surgindo assim o medo, a dúvida e o conflito.
Porém quando escolhemos usando nossa Essência, compreendemos que cada escolha representa uma renúncia, e que isso não é um problema. A Essência vive em unidade, sente que tudo está interligado, mas que nada nos pertence.
Se quiser saber mais sobre o Ego e a Essência, não deixe de conferir o artigo abaixo super completo!
Quero ler o artigo "O que é o Ego? Precisamos nos livrar dele?"
Quando fazemos bom uso do livre-arbítrio, optamos pelo que nos faz crescer e ao outro também. O amor é uma escolha que fazemos a cada instante; uma boa escolha, em que todos saem ganhando.
Aspectos Luz do Amante
As pessoas regidas por esse arquétipo costumam ser amorosas, carinhosas, entusiasmadas e com grande empatia. Estão sempre apaixonadas, buscam a felicidade na união com o outro e formam vínculos facilmente.
Procuram fazer sempre aquilo o que amam. Tendem a escolher o que é melhor para o outro, sendo assim a felicidade do outro está acima da sua própria, escolhendo o que é melhor para o outro.
Se aceitam incondicionalmente. São simpáticas e extremamente sociáveis, alegrando todos os lugares por onde passam. Nutrem e cuidam das pessoas que amam.
Aspectos Sombra do Amante
Quando em desequilíbrio, as pessoas regidas por este arquétipo podem se mostrar muito ciumentas e possessivas. Além de apresentar dificuldades em controlar suas emoções, gerando ansiedade e depressão.
Sentem inveja da felicidade alheia e se tornam carentes do amor dos outros, fazendo tudo para atrair a atenção dos outros e dessa maneira perdem a sua identidade. Podem desenvolver uma fixação obsessiva pelo objetivo ou pessoa amada.
Podem ter compulsão por sexo e possuir vício em pornografia. Acabam perdendo o foco - por quererem abraçar o mundo - e não escolhendo nada, perdendo assim diversas oportunidades.
Reflexão

Sendo as suas virtudes a paixão, a união e o livre-arbítrio, esse arquétipo tem como afirmação a seguinte frase: “Escolho sem medo de perder, pois sei que cada escolha é uma renúncia. Confio em meu coração.”
Suas representações se fazem presentes em inúmeras culturas, nas mais diversas épocas e locais. As mais conhecidas são os deuses gregos Eros e Afrodite, e o orixá Oxóssi.
Gostou do artigo? Temos um vídeo no YouTube sobre ele também, não deixe de conferir!
Para você descobrir qual é o seu Arquétipo regente e como ativar outros Arquétipos, inclusive o do Amante, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.
Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:
https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico
E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.
Abraços fraternos,
Mabel C. Dias