O Arquétipo do Afortunado e sua relação com a Sorte e o Caos



O Arquétipo do Afortunado simboliza a bem-aventurança e a sorte, não no sentido de acaso, mas como algo que nós criamos com nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.


O Afortunado simboliza o fato de sermos cocriadores da nossa própria realidade e não meros espectadores da vida. Não há sorte, há cocriação consciente.


Para se alcançar qualquer tipo de sucesso, é necessário que uma sucessão de eventos ocorra em seu favor - como em um efeito borboleta, no qual um mínimo detalhe diferente pode mudar tudo, conforme nos ensina a Teoria do Caos.





A Sorte e o Caos


Ao longo do caminho, os fatos podem parecer imprevisíveis e aleatórios (e de fato a vida é assim), mas são nossas decisões e a maneira com a qual nos relacionamos com os acontecimentos que irão determinar nossa sorte ou azar.


A ideia de sorte é proporcionarmos mais chances para que o melhor aconteça. E isso ocorre quando usamos corretamente o poder do pensamento e sentimento alinhados à ação inspirada em nossa sabedoria interior.

Esse arquétipo representa o destino (o que é determinado pela providência ou pelas leis naturais) e nos lembra da necessidade de deixarmos a vida fluir e não resistirmos às mudanças naturais, que em última instância vêm para o nosso bem.

O Afortunado sabe que tudo na vida passa, portanto sua vida está em constante mudança e não se apega.

Ele não deixa as oportunidades escaparem, está sempre pronto para mudar o que for preciso em sua vida até conseguir atingir seus objetivos. Ele faz a sua sorte, mas sabe que o improvável acontece. Compreende que hoje estamos no pico da onda, mas amanhã poderemos estar no vale.


Para surfar nas ondas do caos e atingir o pico novamente, procura então se preparar da melhor forma e se antecipar ao caos. Caos não é desordem, é uma forma sutil de ordem que nos impulsiona ao movimento e à mudança.





Aspectos Luz do Afortunado


As pessoas que são regidas por esse arquétipo possuem sorte na vida. Com a capacidade de criar sua realidade sem esforço, possui grande fluidez e dinamismo.


Tem visão de longo prazo e a capacidade de antecipação, por ter a consciência de que tudo é impermanente.


São dotadas de sagacidade, inteligência, equilíbrio, felicidade e prosperidade. Com capacidade de se renovar, alcançam o progresso.





Aspectos Sombra do Afortunado


Quando em desequilíbrio, as pessoas regidas por esse arquétipo tendem a se comportarem com rigidez, não aceitando as mudanças.


A acomodação torna-se peça chave em suas vidas, assim como o apego e a inércia.


Por outro lado, também podem apresentar instabilidade, correndo riscos desnecessários. Insatisfeitos com a vida, cobiçam exageradamente e passam a ser egoístas.





Reflexão


Sendo as suas virtudes a mudança, movimento, cocriação consciente da realidade, esse arquétipo tem como afirmação a seguinte frase: “A única certeza da vida é a mudança, por isso não me apego e deixo as coisas fluírem.”


Suas representações se fazem presentes em inúmeras culturas, nas mais diversas épocas e locais. As mais conhecidas são as Moiras, Parcas, Nornes e Oxumarê.


Gostou do artigo? Temos um vídeo no YouTube sobre ele também, não deixe de conferir!


Para você descobrir qual é o seu Arquétipo regente e como ativar outros Arquétipos, inclusive o do Afortunado, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.


Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico


E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias

467 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110