O Arquétipo da Mãe e a Nutrição por ele realizada


Quando mencionamos a palavra “Mãe”, uma imagem muito específica nos vem à mente: alguém que concede amor incondicional aos seus, de imenso cuidado e carinho, que protege e dá colo.


O arquétipo da Mãe representa o poder feminino, no sentido de realização na matéria, no mundo concreto. Simboliza a capacidade de amar incondicionalmente, pois o amor é a maior força criativa do Universo, e é ele que dá o poder da vida à Mãe.

Este arquétipo traz a fertilidade ao mundo. É capaz de semear o novo, seja um bebê, uma ideia, um projeto ou mesmo a expressão artística.

A Mãe carrega a energia da abundância e da prosperidade, por isso tudo o que toca frutifica e floresce. Representa também o momento de colher o que foi plantado.

Outra característica marcante desse arquétipo é a capacidade de nutrir, de oferecer aquilo de que o outro necessita para crescer, se desenvolver e se fortalecer. Nosso planeta, por exemplo, é uma grande mãe; ele nos nutre, nos dá a energia de que precisamos para viver.


O arquétipo da Mãe simboliza também a generosidade. A maior parte de sua energia é utilizada para servir àqueles que ama, principalmente seus filhos e família (sejam de sangue ou de coração).


É capaz de tudo para proteger e defender os filhos. Por eles, é capaz de grandes sacrifícios inclusive de dar sua vida em troca da deles.​


A Mãe é um arquétipo dotado de grande compaixão. Compreende o estado emocional do outro e procura aliviar seu sofrimento. Demonstra especial gentileza para com aqueles que sofrem.

A compaixão permite que ela seja uma excelente cuidadora, capaz de doar seu tempo, conhecimento e energia aos necessitados.





Aspectos Luz da Mãe



As pessoas regidas por este arquétipo possuem um forte instinto maternal, são capazes de amar incondicionalmente. Altruísta, se preocupam mais com o bem-estar da família do que com o próprio.


Nutrem suas crias, amparam, protegem e sustentam o lar. São prestativas e generosas. Gostam de ser reconhecidas pelo seu esforço em cuidar daqueles que amam.

São criativas, gostam de nutrir o mundo com suas criações, mas mantêm os pés no chão. Sensatas e dignas de confiança, possuem uma personalidade extrovertida. São leais com os outros indivíduos e com seus princípios.


Elas possuem facilidade em solucionar problemas, principalmente o das outras pessoas. São pessoas que amam a vida, possuem muito carisma e poder de sedução, conseguindo sempre o querem.


Têm grande capacidade de realização, e estão sempre dispostas a superar seus limites. Sentem-se plenas quando podem nutrir àqueles que ama e se antecipar às suas necessidades. São capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, com perfeição.






Aspectos Sombra da Mãe



Quando em desequilíbrio, aqueles regidos por esse arquétipo podem se tornar pessoas amargas e ressentidas, quando os seus esforços não são reconhecidos. Sofrem por não conseguirem atingir suas expectativas irreais.


Possuem mania de perfeição e podem se tornar super dominadoras, além de sufocar as pessoas de seu convívio com seu ciúmes.


Podem deixar de se valorizar e cuidar de si mesmas, pois se acostumaram a cuidar somente dos outros. Anulam-se em favor dos que ama e entram em depressão quando seus cuidados não são mais necessários (Síndrome do Ninho Vazio).


Se tornam ausentes, tem dificuldade em dizer não e impor limites.






Reflexão



Uma das representações mitológicas do arquétipo da Mãe é Deméter, conhecida pelos romanos como Ceres. Foi venerada como uma deusa mãe, mais especificamente como como mãe do cereal e mãe da jovem Perséfone.


Essa deusa tem como funções arquetípicas o ser mãe (um forte instinto materno) e a nutrição dos outros, seja a ela física, psicológica ou espiritual.


Gostou do artigo? Temos também um vídeo no Youtube sobre este Arquétipo! Não deixe de assistir.


Portanto - de forma resumida - as virtudes evidenciadas por este arquétipo são a fertilidade, a nutrição e a generosidade.

Uma das maneiras de ativar toda essa energia e as características citadas acima é através do Mapa Arquetípico®.


Sabendo o seu arquétipo regente, suas características luz e sombra, você poderá dar início, ou continuar (caso já tenha dado início), ao seu processo de individuação. Para ter acesso à todas essas informações, você pode fazer seu Mapa Arquetípico®.


Para fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/garantirmeumapa


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias

0 visualização
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110