Não dá mais para Ignorar os Arquétipos



Quando dizemos que os arquétipos são a origem de tudo, tem pessoas que não entendem a dimensão do que está sendo dito.


E não é de se estranhar, pois a mente humana - no geral - está relativamente “embotada”, seja por alimentação processada, ou pela educação alienante que nos estimula a sermos mais uma peça dessa engrenagem, ou os dogmas religiosos e científicos que nos colocam em determinadas caixas…


São muitos os fatores que nos afastam do conhecimento verdadeiro de como a realidade funciona.


Além disso, muitas pessoas estão ocupadas tentando ganhar o dia, em sobreviver, ou então se encontram “enfeitiçadas” pelas redes sociais e desperdiçam um tempo enorme de suas vidas consumindo conteúdos que nem sempre levam ao crescimento pessoal.


E assuntos de extrema importância, como os arquétipos, tornam-se apenas uma curiosidade para alguns. Para outros que pensam ter entendido o poder que os arquétipos têm, tornam-se “varinhas” para transformar a vida em um passe de mágica - como se isso fosse possível.





Variadas formas de se pensar o que são Arquétipos


O filósofo Platão, 400 a.C., tentou chamar a atenção de seus concidadãos para os arquétipos. Ele definiu arquétipos como ideias primordiais, ou seja, ideias primitivas que nascem em um mundo diferente (mundo não-manifesto ou mundo das ideias).


Essas ideias primordiais acabam gerando o que vemos no que chamamos de mundo manifesto ou mundo da matéria, este no qual nos encontramos.


Quer entender com mais profundidade o que são os arquétipos e como eles se fazem presentes em nossas vidas? Não deixe de ler o artigo abaixo para obter todas as informações necessárias para expandir o seu conhecimento.


Quero ler o artigo A Força Oculta dos Arquétipos


Um exemplo para essa questão ficar bem clara: o arquétipo da Mãe surge como uma ideia, um projeto inicial. Ele se manifesta em nosso mundo em uma pessoa, que não somente é aquela que gesta e dá a luz, mas também aquela que nutre, alimenta, cuida e protege um filho.


Ao pensar em uma mãe, você pensa no arquétipo. E tudo funciona dessa maneira.


Carl Gustav Jung, no século passado, reacendeu esse tema de forma brilhante. Ele trabalhou a importância dos arquétipos como componentes que estruturam a mente humana.


James Hillman, alguns anos atrás, também foi além e defendeu a ideia de que cada pessoa nasce sob a energia de um determinado arquétipo. Viver à honrar essa influência é um dos segredos de uma vida saudável - em todos os níveis.


Gosto de descrever os arquétipos de uma forma mais moderna, para que fique mais acessível: os arquétipos são como programas que rodam na mente humana. Tais programas estimulam diferentes padrões de comportamento em cada um de nós.


Existem vários arquétipos...vários programas...vários comportamentos. Por isso algumas pessoas são tão diferentes e outras muito parecidas, pois elas estão vivendo certos programas.


Eu lhe pergunto: quantas pessoas tem esse conhecimento, hoje em dia?


Este é um assunto em pauta há milhares de anos.





Reflexão



Este é um conhecimento capaz de transformar uma vida “morna” em uma vida extraordinária.


Conhecimento é poder. Enquanto nós não nos empenharmos em compreender como funciona a realidade, o nosso poder estará nas mãos de outras pessoas e estaremos cada dias mais ocupados em sobreviver a crises - como a que estamos vivendo no momento e muitas outras que estão à caminho.


A hora é essa. O momento atual pede expansão e abertura de consciência.


Se você quiser saber mais sobre o tema, como os arquétipos influenciam a sua vida, abaixo há um link para uma aula gratuita na qual o tema é aprofundado. Não deixe essa oportunidade passar e assista!


Quero Assistir a Aula Gratuita


E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Dra. Mabel Cristina Dias


130 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110