E se a sua Ideia for Rejeitada?



Como lidar com uma possível rejeição a uma nova ideia?


A insegurança é um sentimento que, infelizmente, faz parte de nosso cotidiano. Ela costuma trazer consigo limitações que cercam nossos relacionamentos e nossas tomadas de decisão.


Ela surge, normalmente, quando nos deparamos com situações que julgamos ser perigosas ou que pensamos não sermos capazes de enfrentá-las sozinhos, ou seja, quando não sabemos lidar muito bem com os pensamentos e as emoções que se apresentam para nós durante a nossa vida - principalmente em momentos de mudanças.


Por que o sentimento de insegurança e medo pode fazer com que uma nova ideia seja rejeitada?


Para descobrir as respostas, continue lendo o artigo.





A Insegurança


A principal emoção relacionada com a insegurança é o medo, mesmo ele sendo essencial para a nossa sobrevivência, protegendo-nos de situações de riscos reais. Quando o medo ultrapassa os limites do que é saudável e protetor, torna-se disfuncional resultando em grande angústia, insegurança, o medo do abandono, de não ser aceito(a), de não saber lidar com a reação do outro.


Para saber dos sintomas físicos que uma emoção exacerbada pode causar, não deixe de conferir o artigo no link a seguir.


Quero ler o artigo A Relação entre os Seus Órgãos e as Suas Emoções


A insegurança nos envolve em um estado emocional frágil, no qual podemos nos sentir: inferiores, incapazes, não merecedores, com medo de fracassar, de ser rejeitado(a), criticado(a), de não atender às expectativas exteriores.


Ela também gera dificuldade nas tomadas de decisão, faz-nos acreditar que estamos sempre sendo julgados, injustiçados, podendo acarretar na perda da autoconfiança, baixa autoestima e até mesmo dependência.


Além de tudo que já foi citado, um outro comportamento que pode resultar da insegurança é a autossabotagem. Isso acontece quando uma pessoa insegura não acredita ser merecedora da felicidade e de conquistar seus sonhos, já que está sempre esperando pelo pior.


Mesmo se essa não for a sua situação, ainda há a possibilidade de uma nova ideia sua ser rejeitada. Sabe o motivo para isso acontecer?





Passo a Passo para Efetivação de uma Ideia


Toda nova ideia que tenha a capacidade de transformar o meio, o cenário, será ignorada no início. Esse é o primeiro passo. As pessoas ignoram a sua ideia porque ela não costuma causar nenhum perigo.


Você a compartilha com seus amigos, com seus familiares, com as pessoas que trabalham com você...ninguém realmente entende o que você está falando e isso passa despercebido e é desconsiderado.


Isso acontece porque ela não oferece perigo.


Em um segundo momento, se essa nova ideia se mostra forte e se sustenta, a rejeição passa a ser uma realidade. As pessoas negam a existência e a funcionalidade dela, e outras podem ir além: elas combatem tal ideia.


É possível observar esse comportamento na história da humanidade...grandes ideias combatidas no princípio.


E por que uma grande nova ideia é afrontada?


Isso deve ao perigo da transformação que ela oferece. O ser humano, quando guiado pelo cérebro reptiliano (a parte do seu cérebro que reage ao que acontece, baseado no medo de perder algo sob o qual tem posse), imediatamente rejeita e ferozmente digladia ao se sentir em perigo e sem controle.


Se essa grande ideia for sustentada, ela passará para um terceiro nível - a aceitação.


É impossível que algo que surge para transformar seja impedido por rejeição e negação. Essa ideia vencerá e vingará.





Reflexão



Não tema ao tentar implementar um novo negócio no mercado, que possua esse poder de transformação - de si mesmo(a), das pessoas e do cenário no qual ele estará inserido.


Não tenha medo da rejeição que pode acontecer. Isso poderá ocorrer dentro da sua própria família, ou do seu círculo de amigos mais próximos, ou de qualquer outro lugar...esteja preparado(a) para ser contestado(a) e questionado(a).


O entendimento dessa dinâmica tornará possível que você persista em sua ideia e resista até o fim, até o momento em que ela seja colocada em prática de forma definitiva.


Caso você tenha uma uma ideia e acredita que ela seja válida e deva ser colocada em prática, oferecemos a criação de um Design Arquetípico, de um Branding Arquetípico - ou seja, a criação de símbolos próprios para a sua empresa, transmitindo exatamente o arquétipo ideal para o seu produto/serviço. Assim seus cliente e seguidores serão atraídos de maneira efetiva.


Se quiser saber mais sobre o Design Arquetípico e sobre a aplicação de símbolos e arquétipos ao seu negócio entre em contato com a gente através do link abaixo:



Link para solicitar Design Arquetípico



Se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Dra. Mabel Cristina Dias

48 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110