Crescimento Profissional através da Ativação de Arquétipos



Deixa eu te fazer umas perguntas: Como está sua vida profissional neste exato momento? Você tem um emprego ou um negócio? Ele está evoluindo, prosperando? Você ama o que faz? Faz o que ama? Seu trabalho é fonte de alegria e realização? Traz riqueza para você e para o mundo?


Neste artigo será tratado um dos setores da vida mais importantes para uma pessoa e para a sociedade como um todo, que é o trabalho, e como as virtudes de determinados arquétipos podem influenciar positivamente a nossa vida profissional.


Nós passamos pelo menos 8 horas por dia trabalhando, interagindo com pessoas e sendo desafiados o tempo todo a crescer, a vencer dificuldades e se reinventar. Nosso trabalho não é apenas uma forma de nos sustentamos, é através dele que podemos expressar nossos talentos, servir e transformar o mundo.


Por exemplo, agora, temos uma crise econômica se instalando por causa de uma pandemia. Algo que a maioria das pessoas não previa por falta de conhecimento geral, seja por que não tem acesso a ele ou por que não tem interesse mesmo.


Agora, muitos estão apavorados com a ideia de um colapso econômico e todas as consequências que podem advir disso. Só que essa crise não é a primeira, nem será a última pela qual a humanidade passará.


Além dos cuidados de saúde que você já deve estar tomando, é importante também pensar em: como driblar a crise, se ajustar a ela, repensar a forma como trabalha, encontrar maneiras criativas de ganhar dinheiro, pensar num plano B e começar a empreender.


Se formarmos agora uma comunidade solidária de empreendedores conscientes, poderemos sair fortalecidos deste momento caótico...


Um evento global como esse, pode trazer um impulso positivo em nossa vida, pois faz com que a gente se mexa, enfrente os medos e saia da zona de conforto.





Conhecimento e Conexão


Como já foi descrito em um artigo anterior anterior, o Caos lá fora está além do nosso controle, mas podemos fluir nele. Podemos inclusive crescer em épocas de crise, se aprendermos como funciona a nossa mente e pararmos de criar caos interno - gerado pelo medo, preocupação, ódio e disputas.


É fundamental parar de achar culpados e focar na solução. Para isso, é preciso conhecer quais são os recursos externos e internos que temos à nossa disposição para permitir nossa sobrevivência e alavancar nosso crescimento.


Você deve estar pensando: “Isso é realmente possível?”


Eu afirmo que sim, pois é esta a minha experiência! Mas para conseguir crescer, você tem que ter conhecimento de como a realidade funciona, além de muito autoconhecimento, que é a proposta deste projeto.


Tratamos aqui de muitos assuntos voltados ao desenvolvimento pessoal, em especial sobre arquétipos e como eles influenciam nosso mundo interno e, consequentemente, o externo. Lembrando, arquétipos são forças presentes na mente de toda a humanidade, e que quando ativadas, nos levam a ter experiências extraordinárias de realização e felicidade.


Conhecimento e conexão com sua essência são essenciais agora, mais do que nunca...por isso tem pessoas que prosperam ainda mais em tempos de crise. Porque sabem driblar o caos, usando todos os recursos disponíveis.





E como podemos melhorar nossa relação com o trabalho e crescer profissionalmente?



Justamente através do Poder dos Arquétipos. Cada arquétipo tem determinadas virtudes que são muito importantes quando a questão é a vida profissional.


Quando ativamos esses arquétipos que já estão latentes em nós, acessamos essas virtudes, e isso nos leva ao crescimento pessoal e profissional, por consequência. Dos 22 arquétipos do Mapa Arquetípico®, selecionei os 5 mais relacionados com o sucesso no trabalho.


O primeiro deles é o arquétipo do Mago, cujas virtudes são a enorme capacidade de trabalho,necessária para se destacar entre a concorrência, e buscar novos clientes e atender melhor os que já tem.


O Mago lhe estimula a colocar uma ideia em prática, a empreender novos projetos, a inovar. E isso é essencial no campo profissional. O Mago tem iniciativa, excelência na comunicação e grande capacidade de transformar o meio, não só ao seu redor, mas também à distância.


Ele transforma tudo o que toca. Todo profissional de sucesso tem ativado em si o arquétipo do Mago.

O próximo Arquétipo a ser trabalhado no campo profissional é o da Mãe. Isso mesmo! O da Mãe. Ele representa a fertilidade, que é a capacidade de fazer um projeto vingar.


Representa também a criatividade, no que se refere a ter sempre uma nova ideia para colocar em ação, naqueles momentos em que tudo o que tentamos não funcionou. A Mãe conhece um remédio para tudo, não é?


O arquétipo da Mãe nos fornece a capacidade de alimentar nosso trabalho com amor e cuidado, de sermos generosos com os colegas e conosco, de amar tudo o que fazemos.


E quando o assunto é liderar uma equipe? Aí entra o arquétipo do Líder, que nos ensina a conduzir um grupo de pessoas de forma consciente, sem autoritarismo ou prepotência, estimulando em cada um dos colaboradores a expressão do que eles tem de melhor.


Esse comportamento de liderança aumenta o engajamento das pessoas ao projeto, o que faz o grupo crescer e prosperar. Um líder pensa no bem do grupo e não em si mesmo - ele serve, em primeiro lugar.


O arquétipo do Líder nos dá direcionamento sobre o que fazer em tempos difíceis, o posicionamento certo, a coragem e a fortaleza para navegar em águas calmas ou turbulentas. É determinado, disciplinado e protege os interesses comuns.


E o próximo arquétipo é o Herói. A ativação desse arquétipo é fundamental, seja para desbravar o mercado com suas incessantes oscilações, seja para vencer as adversidades que enfrentamos todos os dias quando saímos do conforto do lar e pegamos trânsito engarrafado, enchentes, frio, calor, chefia e colegas nem sempre de bom humor….


O Herói vai para a batalha diária, vence os inimigos internos (que são as dúvidas, o medo e o egoísmo). Depois retorna com os louros da vitória, como um novo homem mais maduro e confiante, e compartilha seus tesouros com as demais pessoas do seu convívio.


E por fim, temos o arquétipo do Revolucionário, que nos traz a força para modificar comportamentos e situações que não funcionam mais, que nos dá o poder de inovar no trabalho, de fazer diferente e cada vez melhor, de deixar morrer o velho e nascer o novo. O Revolucionário é aquela energia que nos impulsiona a evoluir, a crescer e realizar.


E um detalhe: você sabia que cada um dos 22 arquétipos do Mapa Arquetípico® está relacionado com determinadas habilidades e capacidades profissionais? Será que o arquétipo que você está vivendo se alinha com a profissão que você exerce?


Para saber mais sobre cada um deles e sobre o Mapa Arquetípico®, você pode acessar o artigo no link abaixo.


Quero ler o artigo "O que é um Mapa Arquetípico? Entenda e Descubra a Influência dos principais Arquétipos"!





Reflexão



Esses são apenas alguns exemplos das informações de alguns arquétipos que podem ser ativados e vividos por você para acabar com o caos relacionado ao trabalho instaurado em sua vida, ou ainda, para alavancar ainda mais o seu lado empreendedor.


Se você ficou curioso e quer saber mais, como ativar esses arquétipos e outros em sua vida, basta clicar no link abaixo que você será redirecionado à um artigo completo sobre ativação de arquétipos.


Quero ler o artigo "5 Maneiras para Ativar um Arquétipo"!


E para você descobrir qual é o seu arquétipo regente, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.



Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico



E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias

1,906 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110