As 5 Leituras Imprescindíveis para a Sua Vida



A pesquisa Retratos da Leitura, feita no Brasil pelo Instituto Pró-Livro em 2016, mostra que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano - um baixo índice que justifica o empobrecimento cultural e intelectual em nosso país.


Um amplo repertório de leitura contribui não só para apreensão de conhecimento, mas também para o amadurecimento do espírito crítico de cada cidadão.


Neste artigo serão apresentados os cinco livros que você precisa ler. Essas são indicações e explicarei o porquê de serem leituras imprescindíveis em sua vida.


Só para deixar claro: somos livre pensadores, estamos aqui para contribuir com o pensamento humano. Acredito que se cada um de nós buscar a sua própria evolução, compartilhando e contribuindo com o Todo, conseguiremos evoluir coletivamente também.


Nosso objetivo aqui é compartilhar conhecimento com você.


Todos os livros indicados nesta lista podem ser facilmente encontrados nas livrarias digitais, então é possível comprar todos pela internet e os receber no conforto de sua casa.





Indicações de Leitura



A primeira indicação é o livro O homem e seus símbolos, do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Esse é um livro excepcionalmente incrível pois é o último escrito de Jung, que escreveu apenas o primeiro capítulo desse livro mas trabalhou em sua organização.


Ele trata sobre a importância dos sonhos, do inconsciente, dos mitos antigos, da participação mística, e também discute sobre o simbolismo na arte - uma de nossas principais fontes de pesquisa e compartilhamento aqui no Artétipos.


A maioria das pessoas que leem Jung em seu processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento acabam esbarrando na complexidade das obras dele. Jung possui uma escrita muito complexa e profunda.


Nesse livro, por ser o seu último, ele utiliza uma linguagem um pouco mais simples e mais acessível. É claro, é um livro que precisamos ler, reler, reler...precisamos mastigá-lo múltiplas vezes para conseguirmos digerir toda a riqueza de informações que ele nos apresenta.


É um livro que nos ajuda a explorar o nosso próprio inconsciente, conhecê-lo mais.


A segunda indicação é um dos livros que mais impactou a minha vida e acredito que pode ajudar a grande maioria das pessoas que nos acompanham. O livro é O futuro chegou, de Domenico De Masi.


Seu subtítulo é: “Modelos de vida para uma sociedade desorientada”. Dando um pequeno “spoiler” do sumário do livro, é possível observar que ele trata sobre diversos modelos mundiais, sejam eles: o indiano, o chinês, o japonês, o clássico, o hebraico, o católico, o muçulmano, o protestante, o iluminista, o liberal, o industrial-capitalista...dentre diversos outros.


Esse escritor italiano finaliza o livro com o modelo brasileiro de sociedade, que ele acredita ser um país emergente, interessante do ponto de vista intelectual e de crescimento espiritual.


Com a sua leitura, você terá a oportunidade de quebrar paradigmas, preconceitos e tabus; de conhecer todos os modelos que foram e são vividos pela humanidade até hoje, entender os modos de vida humanos e ter a oportunidade absorver aquilo que realmente lhe acrescenta.


É um grandioso livro de história, não fala sobre arquétipos mas, de certa forma, acaba trazendo o assunto à tona por tratar de modelos - o que os arquétipos são.


A terceira indicação de leitura é Como entender os sonhos, de Mary Ann Mattoon. Neste livro é abordado toda a perspectiva junguiana de análise de sonhos que, juntamente de você, investigará os sonhos e lhe dará ferramentas para a análise dos mesmos.


Não ferramentas pueris, simples. Mas sim análises profundas.


Vemos muitas pessoas que, por exemplo, sonham com uma abelha e vai até um site de busca e procura “sonhar com abelha, o que significa?”. Fazendo isso, você estará tirando o seu sonho completamente do contexto, afastando-o de sua estrutura.


Esse livro, então, tem como objetivo lhe ensinar a interpretar o sonho como um todo - ver o sonho como um grande símbolo.


Ele aborda as teorias de Jung, a natureza dos sonhos, a abordagem de interpretação por ele apresentada, sonhos não-compensatórios, sonhos de infância, confirmação de interpretações.


Se você deseja aprender a interpretar sonhos, este é um livro obrigatório.


A quarta indicação talvez já seja um livro muito conhecido pelos nossos seguidores, sobre o qual há um artigo completo. Se quiser ler o artigo com muito mais informações e a importância desse livro, é só clicar no link abaixo.


Quero ler o artigo As 7 Leis Herméticas colocadas em Prática (Parte 1) e As 7 Leis Herméticas colocadas em Prática (Parte 2)


O Caibalion, escrito pelos Três Iniciados (não se sabe a verdadeira autoria dele). Ele é um estudo da filosofia hermética do antigo Egito e Grécia. Seu conteúdo é fantástico e de grande profundidade.


Ele é relativamente pequeno, curto, mas não se deixe enganar. Ele é extremamente repleto de conhecimento e completamente simbólico.


Ele aborda as sete leis herméticas, mas o que são elas? Elas são sete leis universais e que regem o Universo, que se aplicam à tudo que se encontra no Universo.


As sete leis são:


1 - Mentalismo: "O Todo é uma grande mente; o universo é mental."


2 - Correspondência: "O que está no alto é como o que está embaixo; e o que está embaixo é como o que está no alto."


3 - Vibração: "Nada está parado; tudo se movimenta, tudo vibra."


4 - Polaridade: Tudo é duplo; tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau. Os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados."


5 - Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e tudo desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas. A medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação."


6 - Causa e Efeito: "Toda a causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei."


7 - Gênero: "O Gênero está em tudo; tudo tem os seus princípios masculino e feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos."


Mas se você quiser saber de maneira detalhada como funciona cada uma dela, é só clicar no link acima para ter acesso à um artigo completo sobre elas. Se realmente nós as observamos e compreendemos, poderemos enxergar melhor pois iremos saber aquilo que pode e vai acontecer.


Todas essas leis herméticas, esses princípios filosóficos, são muito importantes para a nossa vida porque nos ajudam a viver de uma maneira melhor.


A quinta e última indicação é o livro O mundo secreto dos desenhos, de Gregg M. Furth. Ele trata sobre o desenho como uma expressão do inconsciente, ou seja, você expressar os seus complexos e o conteúdo que está em seu inconsciente através de um desenho.


Não precisa ser uma arte super elaborada. Qualquer um com um papel e uma caneta na mão pode se expressar, sendo o desenho uma grande ferramenta de expressão - você não irá se limitar à uma linguagem escrita, lógica, linear.


Você conseguirá se expressar através de algo subjetivo, o seu inconsciente poderá se manifestar através de você. Dessa maneira, o desenho funcionará como um utensílio de interpretação daquilo que você está sentindo e pensando.


A arteterapia é a transferência o símbolo do seu inconsciente para um símbolo representado nessa realidade que vivemos (um desenho).


Esse é um livro que pode ser lido tanto por leigos que querem aprender mais, quanto por analista. Utilizando esse método você poderá ajudar e melhorar de forma exponencial, além de ter resultados.


Esse é um livro para que você possa perceber a importância da expressão do inconsciente através de um desenho.


Aqui estão algumas “pílulas” do conhecimento que eu venho buscando nos últimos anos.





Reflexão



Essas são as cinco indicações que tenho para você. Busque esses livros, se não puderem comprar no momento, veja se há em sebos, com colegas que possam lhe emprestar, comprar o e-book…


A leitura tem um grande poder de transformação pessoal. Lendo podemos descobrir diversas coisas sobre nós mesmos, sobre o mundo, sobre o Universo no qual estamos presentes.


Podemos evoluir dessa maneira. Acredito que, se descobrimos coisas interessantes e legais em alguma leitura, devemos compartilhar esse conhecimento com aqueles que estão ao nossos redor.


Nós, do Artétipos, somos livre-pensadores e vamos atrás de conhecimentos que nos ajude e cure as nossas vidas. O que funciona conosco, indicamos para você também.


Se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico, acesse o link:

Quero meu Mapa Arquetípico


Abraços fraternos,

Lucca Ferronatto.

236 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110