Ansiedade: Como Identificar e o Papel da Meditação em sua Melhora



Onde será que está o seu pensamento?


A ansiedade é um mecanismo de defesa da sua mente que se manifesta como um sentimento desagradável ou incômodo em relação ao que acontecerá no futuro. A ansiedade aparece em situações que têm o potencial de causar medo em nós, como por exemplo: realizar uma prova, uma entrevista de emprego, falar em público, entre diversas outras coisas.


Nesse aspecto, ter uma certa ansiedade é até algo positivo, porque dessa maneira você se preparará melhor para aquele evento, você concorda?


A grande questão é quando a ansiedade se torna uma doença. Quando ela é contínua, intensa e começa atrapalhar o seu dia a dia, as suas atividades diárias, aí então ela é caracterizada como um distúrbio psíquico.





Sintomas da Ansiedade


A ansiedade é acompanhada de sintomas mentais, como por exemplo:


  • preocupação com os mínimos detalhes;

  • medo exagerado;

  • inquietação excessiva, etc.


E também pode apresentar sintomas físicos, como:


  • dor de cabeça;

  • falta de ar;

  • dor no peito;

  • coração disparado;

  • insônia;

  • transpiração excessiva, entre outros.


O ritmo de vida moderno, com as inúmeras atividades que precisamos cumprir em nosso dia a dia, a luta contra o relógio, o excesso de informação que chega até nós através dos meios eletrônicos (como os nossos celulares, as redes sociais) - tudo isso se encaixa entre os fatores mais agravantes dessa verdadeira epidemia que atinge tanto adultos quanto crianças.





Aspectos Profundos da Ansiedade


Entretanto, nós devemos dar atenção para aspectos mais profundos da ansiedade. A causa real da ansiedade é o hábito mental que nós temos de não permanecer no agora.


Eu te pergunto: onde está o seu pensamento agora? Enquanto você lê esse texto, você está aqui? Ou você já está criticando mentalmente aquilo que você está lendo? Já começou a pensar no que você fará daqui a pouco? No final de semana? Nas próximas férias?


Preste atenção como um curto artigo pode levar a sua atenção para outros lugares. Quantas pessoa nem chegarão a terminar de ler esse texto, de tanta ansiedade por novos conteúdos nas redes sociais.


Quando a nossa mente vive no passado, nós perdemos energia vital no presente e o nosso poder pessoal. O passado é uma memória e o futuro não passa de uma projeção do agora. Lembre que nada acontece fora do agora, só no momento presente é possível mudar alguma coisa.


Nós podemos alterar o passado dando, agora, um novo significado à ele e ao que aconteceu. Nós podemos criar um belo futuro se a nossa consciência estiver no tempo presente.


O próprio futuro - que é onde insistimos colocar todas as nossas fichas - chegará vestido como o agora. E como você reconhecerá o futuro, e desfrutar dele, se você nunca está no presente?





A Meditação e o Agora


A melhor maneira de acessar o presente é através da meditação. A meditação é uma técnica para acalmar os pensamentos. No início é preciso disciplina, pois a nossa mente se recusa a perder o controle.


Dez minutos sentados, sem fazer nada, pode ser uma tortura para algumas pessoas. E são exatamente essas pessoas as que mais precisam parar para meditar.


É importante você entender que a meditação não é "mais uma coisa" para se fazer, para colocar dentro da sua agenda, alguma coisa com a qual você deva se preocupar.


Pelo contrário, é um período que você reserva para você apenas existir, respirar, sem fazer ou buscar nada. Se não paramos, a vida nos para através de uma doença limitante - pense nisso.





Reflexão


A vida, em sua infinita inteligência, usa de todos os recursos para que nós voltemos aos trilhos do ser. Depois de algum tempo praticando a meditação, isso passa a ser um modo de ser, um modo de estar no mundo.


Nós nos tornamos atentos, criativos, e até mais produtivos - já que o estado meditativo é a ponte que nos une à nossa parte mais sábia e à fonte de toda a saúde, abundância e criatividade.


Assim, deixamos de ser zumbis, fazendo coisas a todo instante para então nos tornarmos realmente vivos. Uma forma de se conhecer com maior profundidade e alcançar o estado meditativo são as Mandalas.


A Mandala é, ao mesmo tempo, um resumo da manifestação espacial, uma imagem do mundo, além de ser a representação e atualização de potências divinas. Própria para conduzir quem a contempla à iluminação.

É o símbolo da presença divina no centro do mundo. Sendo assim, a mandala representa a ascensão espiritual que acontece através do processo de interiorização.


Quer fazer a sua Mandala? Personalizada, criada especialmente para você conforme as suas necessidades.


Quero fazer minha Mandala!


E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias

0 visualização
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110