A Relevância do Arquétipo do Puro e suas Principais Características

Atualizado: Jan 10



Muitas pessoas - na verdade, a maioria - associa a pureza ao sentido bíblico da palavra, à alguém sem mácula, sem erros, sem sombras; livre de todo tipo de ruindade, rancor, ou qualquer outro sentimento de conotação negativa no coração. Mas não é bem assim, como você verá neste artigo.


Como uma criança que carrega consigo a inocência do início de uma vida, a pureza do viver e a alegria causada pelo constante encantamento, o Arquétipo do Puro retrata o início de uma jornada e, principalmente, os recomeços - já que a vida se desenvolve em forma de espiral.


Mas o que isso significa? Significa que a vida é feita de ciclos. Partimos de um ponto inicial, trilhamos a jornada e chegamos no mesmo ponto, só que em um patamar superior, pois agregamos informação, conhecimento e sabedoria no caminho. Já não somos os mesmos, pois houve a expansão de nossa consciência.


O Arquétipo do Puro tem como símbolo a inocência, como qualidade de quem não apresenta malícia em seu coração; uma mentalidade jovem, cheia de curiosidade e de esperança, com a vontade de experimentar a vida e assumir o seu papel nela.


Muitas mitologias retrataram e personificaram este Arquétipo em suas histórias. Alguns exemplos são: Pársifal, Dionísio, a juventude de Hércules e Ibejis.


Sua afirmação é: “Sinto o impulso para a jornada da vida, tenho fé e por isso me divirto no caminho”.


Este é um dos arquétipos fundamentais, que todos vivenciamos em algum momento de nossas vidas.





Um Arquétipo Fundamental


O Puro é o principal Arquétipo vivenciado por nós durante a nossa infância. Apesar de o vivermos de forma intensa nos primeiros anos de nossa existência, podemos permanecer nesse arquétipo ao longo de toda a vida, o que consequentemente molda de maneira firme nossa visão de mundo, pensamentos, sentimentos e comportamento.


Este Arquétipo simboliza a liberdade para caminhar, experimentar e buscar ser quem realmente é. Representa a capacidade de sonhar e de idealizar um mundo perfeito. Tem forte impulso vital, disposição e energia para pesquisar, caminhar e experimentar.


Por confiar na força e na benevolência da vida, coloca seu foco no lado positivo das coisas, das pessoas e das situações. Carrega um otimismo consciente, sempre disposto a dar crédito às oportunidades que a vida apresenta.


Ele representa o caos, não no sentido de desordem, mas no sentido de potencial infinito do Universo capaz de gerar a ordem, quando organizado pela intenção.


Em essência, o Puro caracteriza a alegria de viver. Aquela alegria que não vem de fora, das coisas materiais, mas da profunda conexão com as infinitas possibilidades que a vida oferece e de se deixar levar pelo fluxo da existência.


Resumindo, as principais virtudes que o Arquétipo do Puro traz ao mundo são: pureza, otimismo, alegria de viver e fé.




Os Aspectos Luz do Puro



As pessoas que vivem este arquétipo são pessoas simples, descomplicadas, alegres, que acreditam que a vida não deve ser levada tão a sério. Confiam que tudo acaba dando certo, mesmo em situações difíceis. Costumam ser ingênuas, e muitas vezes não conseguem identificar o mal que existe em si e no mundo.


Partem do princípio que as pessoas são dignas de confiança; seguem a sua intuição, são curiosas e exploradoras, gostam de descobrir coisas e pessoas novas. Possuem fé na vida e que podemos criar um mundo melhor; acreditam que suas necessidades serão supridas de uma forma ou de outra, por isso não se preocupam.


Confiam em si, mas principalmente nas pessoas e na perfeição da vida. E por confiarem, são capazes de se abrir para o conhecimento e de buscar suas realizações; além de serem muito sociáveis e acreditarem no que as pessoas lhes dizem.


Sentem que o mundo é um lugar seguro para se viver, não veem maldade nele e quando se deparam com o mal, preferem não focar nele. Acreditam que as pessoas são boas e que vão aprender com seus erros, por isso, são capazes de perdoar.


São espontâneos e sinceros, entusiasmadas com os seus projetos e fiéis quando fazem uma promessa. São honestas, corretas e éticas, além de sonhadoras. Carismáticas em virtude da sua visão otimista da vida e da pureza de suas crenças.


Acreditam na felicidade, acima de tudo, e em um mundo justo onde todos podem ser o que desejam. Acreditam também que serão bem tratadas pela vida e pelos outros, pelo fato de serem bondosas e especiais.





Os Aspectos Sombras do Puro



Por medo do abandono, as pessoas que vivem os aspectos sombras deste Arquétipo podem negar a realidade como ela se apresenta, fazendo vista grossa para os erros dos outros e para os seus próprios erros. E pela mesma razão, podem não reconhecer quando estão sendo magoados e quando necessitam de ajuda. Por serem muito confiantes, às vezes podem correr riscos desnecessários.


Pela ausência de malícia, acreditam em tudo que as autoridades (pais, professores, governantes, líderes espirituais, especialistas) lhes dizem, sem questioná-las, o que produz crenças limitantes em sua vida.


Por serem inocentes e terem uma visão romântica da vida, podem ser passados para trás por pessoas de má-fé. Vivem em sua mente, num “mundo ideal”, se tornando refém dessa utopia e se transformando em perfeccionistas. Isso faz com que adiem coisas importantes, sempre esperando o melhor momento, o que faz com percam o timing (tempo) de realizar projetos e com ele grandes oportunidades de crescimento.


Podem acreditar na vinda de um salvador, que resolverá todos os problemas do mundo e assim, podem se acomodar em sua zona de conforto e não fazer a parte que lhe cabe na resolução dos problemas.


Podem se recusar a crescer, desenvolvendo a Síndrome de Peter Pan, do eterno menino, e se tornar dependente dos cuidados alheios. Muitas vezes comportam-se como crianças e esperam que as instituições, os empregadores, os amigos ou os cônjuges tomem conta deles. E isso acaba acontecendo muitas vezes.


Podem sofrer de depressão, devido à nostalgia e saudades do passado. Se tornam vulneráveis e dependentes, manipulando os outros para conseguir o que querem, assim como faz uma criança birrenta. Podem levar tudo na brincadeira quando o momento pede seriedade ou se sentirem incapazes de ter prazer ou se divertir, por excesso de auto-cobrança.





A Importância de se Viver esse Arquétipo


Em mundo rodeado por tantas tragédias (humanas e naturais), em que todos os dias os jornais noticiam o desespero, a tristeza, a solidão e o desafeto, ativar o arquétipo do Puro em si pode ser de grande valia - não só para você mesmo, mas para a sociedade como um todo.


Acreditar no próximo, na bondade do ser humano, na possibilidade de vivermos em harmonia e alegres é aquilo que nos falta, é aquilo que pode gerar uma mudança significativa neste mundo no qual vivemos.


Viver este Arquétipo, no entanto, não lhe faz de “tapete” para os outros “pisarem”, nem inocente a ponto de ser passado para trás por aqueles que visam obsessivamente suas conquistas e se utilizam de pessoas como se fossem objetos ou meios para atingir seus fins.


Viver o Puro nos torna mais sensíveis às alegrias da vida, ao entusiasmo a cada (pequena ou grande) conquista alcançada, a cada obstáculo superado. Nos torna fiéis à quem somos, ao que acreditamos e empenhados naquilo no que nos comprometemos. Aprendemos a confiar no próximo e entendemos que, muitas vezes, precisamos de ajuda externa para o que planejamos ou simplesmente para viver de uma maneira melhor e mais leve.


O Arquétipo do Puro se faz essencial neste momento em que vivemos. Sua leveza e fluidez são pontos fundamentais que precisam ser trabalhados e desenvolvidos por cada um. Dessa forma, a sociedade se tornará mais saudável, empática e equilibrada.





Reflexão



Sabendo de todas as qualidades e virtudes que este Arquétipo pode lhe permitir viver, e como não cair em suas sombras tendo o conhecimento de quais são elas, chegou a sua vez de ativá-lo - caso esse não seja seu Arquétipo regente e caso você queira ser um agente de mudança em uma sociedade tão doente e que precisa tanto dessa alegria e jovialidade que acompanha o Puro.


Gostou do artigo? Temos também um vídeo no Youtube sobre este Arquétipo! Não deixe de assistir.


E para você descobrir qual é o seu Arquétipo regente e como ativar outros Arquétipos, inclusive o do Puro, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.


Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/garantirmeumapa


E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,


Mabel C. Dias

0 visualização
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110