
A Coragem e a Distinção entre Autocontrole e Autodomínio

Muito já foi discutido sobre coragem: será que a coragem é a falta do medo? O que significa ser alguém corajoso? Você se considera uma pessoa corajosa? Vamos ver neste artigo as verdadeiras características deste arquétipo e tirar essas dúvidas que por muito tempo nos cercaram.
O arquétipo da Coragem representa o domínio da vontade sobre os instintos e as emoções.
Simboliza a coragem de enfrentar a si mesmo e aos próprios medos.
Devemos, entretanto, fazer uma distinção entre autocontrole e autodomínio:
Autocontrole é a capacidade de impedir que os nossos impulsos animais sejam manifestados. Isso produz um impacto social positivo porque evita conflitos com outras pessoas. Porém, é baseado na repressão dos instintos e não na inteligência emocional. Reprimir gera conflito interno e sombras psicológicas, que depois vêm a tona de forma explosiva, como numa panela de pressão que estoura;
Já o autodomínio é a capacidade de observar nossos pensamentos, emoções, crenças e instintos, e não se opor a eles. Quando há a compreensão de que são apenas respostas condicionadas do nosso sistema de defesa animal inconsciente (cérebro reptiliano) e de nosso sistema de crenças limitante imposto na infância, eles naturalmente se dissipam.
Autodomínio é, portanto, inteligência emocional.
Isso é positivo não apenas para o convívio social, mas também para a nossa saúde mental. Uma vez que não precisamos controlar e reprimir esses conteúdos para o inconsciente, criamos menos sombras e conflitos internos. Isso nos torna uma pessoa mais equilibrada.
Não existe poder maior que o autodomínio, e essa virtude produz imenso magnetismo e poder pessoal.
O arquétipo da Coragem representa também o domínio da sexualidade, o que permite a canalização da libido (força vital) para a criatividade.
Aspectos Luz da Coragem
As pessoas regidas por esse arquétipo apresentam grande coragem e força de vontade. Disciplinadas, possuem o autodomínio - possuem, portanto, inteligência emocional (como vimos anteriormente).
Com uma intuição aguçada, são pessoas objetivas, determinadas e sinceras. Dominam a sua sexualidade, que se manifesta de maneira forte e equilibrada. São muito dispostas, fisicamente falando.
São também pessoas muito carismáticas, de grande magnetismo pessoal. Cautelosas, expressam a franqueza, a sensibilidade e a cautela - se tornando, assim, dignas de confiança.
Aspectos Sombra da Coragem
Quando em desequilíbrio, as pessoas regidas por esse arquétipo tendem a ter explosões de temperamento, ou seja, agem pelas emoções procurando impor a sua própria vontade de maneira forçada sobre os outros.
Apresentam intensificada perversão, luxúria, o que resulta em uma sexualidade doentia. Tornam-se manipuladoras, dogmáticas e teimosas.
Passam a se cobrar por procurarem atingir a perfeição, gerando grande ansiedade e ganância. Agem com impulsividade e brutalidade, de maneira vingativa.
Reflexão

Sendo as suas virtudes o autodomínio, a coragem, a força de vontade e a inteligência emocional, esse arquétipo tem como afirmação a seguinte frase: “Minha força interior é maior que o meu instinto e me ajuda a colocar toda minha animalidade à favor da criação.”
Suas representações se fazem presentes em inúmeras culturas, nas mais diversas épocas e locais. As mais conhecidas são Ártemis, Sansão e o Leão, Hércules, Leda e o Cisne e Ewá.
Gostou do artigo? Temos um vídeo no YouTube sobre ele também, não deixe de conferir!
Para você descobrir qual é o seu Arquétipo regente e como ativar outros Arquétipos, inclusive o da Coragem, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente.
Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:
https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico
E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.
Abraços fraternos,
Mabel C. Dias