A Conexão entre sua Saúde, seu Bem-Estar e os Arquétipos



Como está sua saúde agora? Você está saudável, com energia? E o que você entende por estar saudável?


Você já deve ter ouvido, nas confraternizações de final de ano, as pessoas costumam desejar muitas coisas umas às outras, mas é clássico ouvir: “Saúde em primeiro lugar, o resto é consequência”.


Mas, de que saúde essas pessoas estão falando? O que é saúde para elas e para você?

A maioria das pessoas acredita que ter saúde é não estar doente, mas essa é uma falsa ideia que as impede de viver melhor.


Neste artigo, veremos o que é preciso para ter mais saúde e bem estar - de um ponto de vista integral - e como os arquétipos podem nos ajudar.





A Saúde e suas 5 Áreas


A Organização Mundial da Saúde define saúde não só como a ausência de doenças, mas como o estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual de um indivíduo.


Essa definição diz que, para sermos realmente saudáveis, temos de atingir um estado de bem-estar que se reflete no corpo, nos pensamentos, nas emoções, nas finanças, nas relações com as outras pessoas, com o meio ambiente e com aquilo que transcende à nossa limitada noção de eu.


Alguns chamam esse aspecto transcendente de Essência, Centelha Divina, Espírito, Eu Superior, Deus, Inteligência Cósmica, Todo. O nome não importa, basta saber que se trata do mesmo princípio inteligente que está em tudo.


Apenas por razão didática, eu divido os aspectos mais importantes da vida humana em cinco áreas, que devem estar em constante crescimento e harmonia. Estas áreas funcionam em conjunto, por isso o desequilíbrio de uma afeta as demais.


Temos então:

  • Saúde Física: diz respeito ao seu corpo físico e como cuidar dele através de alimentação, atividade física, respiração, repouso, etc.

  • Saúde Emocional: se refere aos seus sentimentos de base e à forma como sente e reage às coisas que lhe acontecem.

  • Saúde Mental: diz respeito aos seus pensamentos, crenças e visão de mundo.

  • Saúde Social: se refere à maneira como se relaciona com as outras pessoas, com os outros seres, com o ambiente, com a profissão e com o dinheiro.

  • Saúde Espiritual: diz respeito aos aspectos eternos de seu ser, aquilo que dá vida e anima o seu corpo


Dessa forma, podemos imaginar que você é uma estrela com cinco braços. Cada braço representa um aspecto da sua vida: o físico, o emocional, o mental, o social e o espiritual. Todos eles são integrados, estão unidos, por um centro ou corpo da estrela.


E o que é esse centro que unifica os braços? É Consciência Una, que podemos chamar de Fonte ou Todo. Quando você está conectado fortemente com esse Centro, que é pura inteligência, criatividade e amor, todas as áreas da vida se desenvolvem harmonicamente.


A sua tarefa é aprender a equilibrar cada uma das áreas através da reconexão com essa Consciência maior da qual você já faz parte, o que vai lhe possibilitar ter mais saúde.





E o que tem os Arquétipos a ver como isso?


Os Arquétipos são emanações primeiras deste Todo, que foram criadas para ordenar a nossa vida, permitindo driblar o caos, que às vezes se instala em nós. No link abaixo está explicado direitinho o que é Caos e Ordem.


Quero ler o artigo “Qual a relação entre os Arquétipos e o Dinheiro?


E como um quebra cabeças, entende? Não pode faltar uma peça.


As virtudes de cada Arquétipo existem para possibilitar que possamos evoluir cada vez mais, ter mais realização felicidade e saúde.


Saúde e bem-estar é viver em fluxo, alinhado com quem você é e com a vida. Essa é uma grande tarefa, mas totalmente viável. Os resultados virão à medida que você reconhece e vivencia esse seu magnífico aspecto que é a consciência. Ela é a chave de todo sucesso, felicidade e plenitude.


O corpo físico é aquele que os cinco sentidos conseguem perceber. Mas há outros corpos sutis, que não podemos ver ou tocar, mas podemos perceber indiretamente e pela intuição.

É essencial que você entenda que somos energia e informação. E a energia e a informação é que organizam a matéria, o nosso corpo físico.


Embora o corpo físico manifeste a doença, ele não é a única sede dos desequilíbrios. Nele repercutem também as alterações dos demais corpos sutis que vibram em frequências diferentes às do físico.


Toda desarmonia nos corpos emocional, mental ou espiritual que perdura sem a devida atenção é trazida para o corpo, ou seja, somatizada.





O Corpo Físico



O corpo físico mantém o ambiente interno equilibrado através do processo chamado homeostase, que detecta desequilíbrios num estágio inicial e, através de um delicado meio de autorregulação, corrige-os sem nos darmos conta.


Sendo assim, se não atrapalharmos, o próprio corpo se cura - isso se tiver uma reserva fisiológica, força de reação para tal. É o que estamos vendo nesta pandemia, os óbitos são na maioria em quem tem comorbidades, doenças de base, que diminuem a reserva fisiológica de reação.


Somos dotados ainda de um complexo sistema de defesa que combate os agentes agressores internos e externos. Quando a força dos agentes agressores é maior que a competência do sistema de defesa, ocorre uma desarmonia, inicialmente energética.


Se não for corrigida, a desarmonia passa a ser funcional, isto é, altera o funcionamento dos órgãos e, por fim, o distúrbio pode se instalar neles alterando também sua forma. Se isso perdurar ou for muito intenso, leva à morte do corpo biológico.


Então, no fim das contas, a saúde ou a doença é o resultado do combate entre duas forças: os agentes patológicos ou causadores de doenças versus nosso sistema imunológico.


E quais os agentes potencialmente agressivos para o corpo físico ?


  • dieta inadequada;

  • falta ou excesso de atividade física;

  • erros posturais;

  • falta de repouso;

  • fatores climáticos (vento, calor, frio, umidade, secura);

  • traumas físicos;

  • intoxicação por alimentos ou substâncias químicas;

  • radiações eletromagnéticas;

  • microrganismos (vírus, bactérias, fungos, etc.);

  • predisposição genética;

  • emoções desequilibradas e prolongadas como medo, raiva, ansiedade, preocupação e tristeza;

  • e o mais importante de todos: a contração da consciência.


Este último é um dos fatores que mais afetam a saúde, pois a consciência expandida é o fundamento da vida e da saúde.





A Contração da Consciência acontece Quando?


A contração da Consciência acontece quando a pessoa resiste ao momento presente e à realidade como ela se apresenta. Quando ela se apega e não solta. Os sinais desta contração numa pessoa são:

  • Ela se sente contrariada, frustrada ou deprimida por não ter seu desejo realizado;

  • Ela encara as situações como uma luta;

  • Sempre há muito esforço envolvido no que ela faz;

  • Estão presentes em maior ou menor grau: ansiedade, medo de fracassar, confusão mental e conflito interior;

  • Ela tem exaustão física e mental.

Quanto mais se esforça para se livrar do problema, mais é aprisionada por ele. É importante diferenciar: o corpo não é um objeto, é um processo. Tudo nele está em movimento e a vida é sustentada por um elemento invisível aos olhos: a informação.


No seu corpo há trilhões de células dialogando entre si, por meio de receptores presentes na membrana externa destas, que captam informações das moléculas que circulam na corrente sanguínea. Quando a consciência está contraída, o fluxo de informações é dificultado e as disfunções se instalam no organismo.


Como venho mostrando nos artigos anteriores, o Caos lá fora está além do nosso controle, mas podemos fluir nele, e até crescermos se aprendermos como funciona a nossa mente e pararmos de criar caos interno, que é o maior causador de doenças.





E como podemos despertar a saúde que já existe de forma latente em nós?


Através do poder dos arquétipos, que são programas conscientes que existem em nossa mente, carregam em si energia e informação de altíssima qualidade. Cada arquétipo tem determinadas virtudes que são muito importantes quando a questão é saúde e bem-estar.


Quando ativamos esses arquétipos que já estão em nós, acessamos essas virtudes, e isso nos leva à harmonia, ao equilíbrio fisiológico e à saúde, se não colocarmos nenhuma resistência a essa energia.


Os arquétipos não são magia, eles colocam ordem na casa, trazem ordem à nossa vida, quando assim permitimos. O livre-arbítrio para existe e é respeitado. Dos 22 arquétipos do Mapa Arquetípico, selecionei 5 mais relacionados com a saúde e o bem estar.


O primeiro é o arquétipo do Sábio, que nos ajuda a fazer escolhas mais conscientes e sábias para nossa saúde, através da força do conhecimento, do saber.


O próximo é o arquétipo da Coragem, que nos ensina o autodomínio, que nos dá força interior e inteligência emocional, tão necessária para manter a saúde e o bem-estar.


Depois temos o arquétipo do Curador, que promove a nossa cura interior através da força da esperança, da beleza e da benevolência.


A seguir, temos o arquétipo do Artista, que nos estimula a trabalhar as nossas sombras psicológicas, que são aqueles conteúdos que não queremos viver e que jogamos para baixo do tapete, mas que no fim das contas acabam estagnando nossa vida.


E por fim, temos o arquétipo da Sacerdotisa, que nos ajuda a fazer melhores escolhas através da intuição . Através dela percebemos o que nos faz bem ou não (seja alimentos, lugares ou pessoas), é a voz da sua Essência, que sabe o que é melhor para você.





Reflexão



Esses são apenas alguns exemplos das informações de alguns arquétipos que podem ser ativados e vividos por você, para equilibrar sua saúde e lhe proporcionar bem-estar nas cinco áreas da vida.


E para saber como ativar esses e outros arquétipos em sua vida, você pode fazer o Mapa Arquetípico®. Com este instrumento, você poderá ter conhecimento sobre os aspectos luz e aspectos sombras do seu arquétipo regente,e aqueles que não estão muito latentes em si.


Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico®, acesse o link:

https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico


E se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.


Abraços fraternos,

Mabel C. Dias

849 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 Artétipos - MABEL C. DIAS CONSULTORIA EPP - Todos os direitos reservados.

| Fale conosco - contato@artetipos.com | Tel: (11) 9.4240-0110